Consultoria de Marketing digital para pequenas empresas

Falar em consultoria de marketing digital para pequenas empresas pode parecer exagero, mas a época do empreendedor que precisar fazer tudo sozinho já acabou. Hoje, a sinergia entre diferentes expertises é necessária para empresas de todos os portes e segmentos.

Uma prova disso é a quantidade de soluções e serviços que precisam ser realizados e, mesmo empresas que mantém um departamento de marketing, não teriam condições de otimizar sites para SEO, elaborar o gerenciamento das redes sociais, criar posts que engajam, ampliar a autoridade e reputação, entro outras atribuições.

E ainda, invariavelmente, o empreendedor tem muitas dúvidas, entre elas quais serviços de marketing digital a empresa realmente precisa colocar em ação ou se é preciso participar ativamente de todas as redes sociais.

O que é a consultoria de marketing digital?

Para facilitar o entendimento, vamos simplificar bastante a definição e dizer que a consultoria de marketing digital para pequenas empresas busca oferecer ao empreendedor um plano de ação e de comunicação para garantir a presença da empresa na Internet.

O que a maioria dos empreendedores não sabe é que “só isso” envolve muitas áreas e atividades. Algumas necessitam de conhecimento bem específico do marketing digital, outras, de conhecimento abrangente, para poder garantir resultados mais amplos.
A primeira etapa da consultoria é o diagnóstico da empresa, para o consultor e sua equipe entenderem em que estágio de comunicação – e até do mercado, no qual a empresa está situada e o que já foi realizado.

Nesta etapa são analisados os produtos e serviços oferecidos; o público-alvo e mercado de atuação; a forma de atuação do departamento de vendas, atendimento a clientes e pós-vendas; e todos os demais variantes que podem influenciar nos resultados e objetivos da empresa.
Com isso, a consultoria de marketing digital conseguirá identificar o cenário em que a empresa está inserida, seus problemas, necessidades e traçar estratégias de como enfrentá-los.

Os mitos

Desde a popularização da Internet, no final dos anos 1980, surgiram muitos gurus e sábios, com suas “verdades supremas” dizendo o que funciona e o não deve ser feito pelas empresas. Muitas dessas “verdades” não levam em conta as particularidades de cada empreendimento, de cada mercado, são verdadeiras “receitas do sucesso”, vendidas como salvação para todos os negócios.
Entre os principais mitos e crenças limitantes vendidas por esses gurus virtuais – e espalhada por seus séquitos – temos:

#1 Pequenas e microempresas não precisam investir em marketing digital

Essa afirmação deixa muitas empresas à margem do mercado, sendo que com um pequeno investimento inicial é possível, inclusive, aumentar a autoridade e credibilidade da empresa ou produto utilizando o marketing de conteúdo.

#2 Esse produto ou serviço não precisa estar na internet

A pandemia forçou empresas de todos os portes e segmentos a adotarem alguma forma de atuação digital. A necessidade do momento mostrou que é possível e necessária uma estratégia de marketing digital para alcançar o consumidor.

#3 O marketing digital vai passar

A internet passou por algumas “bolhas” e modismos, contudo, com o desenvolvimento dos aplicativos, e-commerce e redes sociais, as pessoas estão cada vez mais conectadas.

#4 Ter um site e redes sociais exigem muito trabalho

Organização e disciplina são dois quesitos exigidos às empresas de qualquer porte, de microempresa aos grandes grupos internacionais. Ter um site bem montado e indexado e atuar nas redes sociais de forma estratégica é ter a empresa aberta 24 horas por dia, durante o ano todo, para os consumidores.

#5 Campanhas são caras e as mídias analógicas têm melhor retorno

Esse é um dos mitos, não só do marketing digital, mas também das mídias tradicionais. No entanto, o valor dos investimentos em ações digitais ainda é muitas vezes menor que anúncios de TV aberta ou paga e outdoors e mais eficientes que os famosos “folhetos de rua”, distribuídos nos cruzamentos e faróis das avenidas. Os valores investidos em marketing digital deverão ser condizentes com a saúde financeira da empresa e a estratégia adotada.

Gurus e grandes mestres, que prometem alcançar sete dígitos em sete dias (basta a pessoa comprar o método oferecido por ele) estão por toda a Internet, seja no Instagram, no LinkedIn e até no TikTok, e pode haver grande insatisfação no não alcance das promessas fáceis. Por isso, cabe ao empreendedor buscar informações e, principalmente, resultados obtidos pelo consultor que pretende contratar.

As prioridades das pequenas empresas

Muitos falam em SEO, inbound marketing, content marketing, autoridade da marca, campanha por CPA ou CPC e outras siglas. E a empresa fica em dúvida sobre qual caminho seguir. Se escolhe o SEO, para dar relevância ao site nos mecanismos de busca, descobre que esse serviço isolado pode colocar a empresa na primeira página do Google, DuckDuckgo ou Bing. Mas será que apenas isso é o suficiente para gerar negócios e alcançar o público-alvo?

Para ter um plano de ação que garanta uma atuação estratégica, a consultoria de marketing digital para pequenas empresas vai analisar e, em conjunto com o empresário e sua equipe, irão determinar as prioridades. Para iniciar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas, que conduza às vendas e geração de leads, o primeiro passo é a consolidação da marca e de seu web site.

Prioridade #1: Criar uma marca com autoridade

Toda empresa tem uma personalidade e, geralmente, ela está refletida no propósito, no logotipo, cores escolhidas, tom de voz das comunicações, entre outros, que apresentados para o mercado. Essas são as primeiras informações que o futuro cliente vai registrar ao entrar em contato com a empresa ou produto, e ele será capaz de dizer em segundos se a empresa é tradicional, pois usa o mesmo logotipo há muito tempo ou se está se atualizando e usando estilos mais modernos.

Prioridade #2 Um site que reflita o perfil da empresa

O website de uma empresa é o equivalente ao antigo catálogo de produtos e cartão de visitas, porém, com muito mais possibilidades de iniciar e fechar negócios. A usabilidade, que é o termo utilizado para demonstrar a facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta, é fundamental para o site de empresas de todos os tamanhos.
Para despertar interesse e conectar possíveis clientes com produtos e serviços. A experiência do usuário (user experience) precisa ser positiva, pois é a percepção e a resposta do usuário às ferramentas do site. Para isso, o site, tanto nas plataformas desktop e mobile, precisa ser amigável e intuitivo, facilitando, o máximo possível, o encontro das soluções oferecidas para os clientes.
Para a estratégia é muito importante a qualidade do site, pois as demais táticas utilizadas, como publicidade online, redes sociais, artigos de blog, landing pages ou e-mail marketing, vão conduzir o cliente ao site. É por isso que precisa seja otimizado e alimentado com conteúdos de qualidade.

Prioridade #3: Publicidade direta e paga

Muita gente pensa que, ao postar nas redes sociais, todos os seguidores terão acesso ao conteúdo. Mas, infelizmente, isso não é verdade. Somente uma pequena parcela dos seguidores vai recebê-lo organicamente, isto é, a rede social vai mostrar ou indicar sua publicação. Para os posts terem maior abrangência é necessário patrociná-los ou fazer publicidade.
A grande vantagem da publicidade em sites de buscas, como o Google e Bing, e nas redes sociais é que os resultados começam a aparecer rapidamente: seja para mais visitas no site, para baixar um e-book, responder um questionário ou seguir o perfil da empresa.
E, o marketing digital possibilita economizar investimentos. Se um anúncio não estiver correspondendo, é possível “pivotar”, ou seja, parar todo o processo e começar uma nova campanha.

Prioridade #4: Análise de dados

No marketing digital tudo pode ser mensurado. Isso significa que as plataformas de anúncios das redes sociais e sites podem oferecer os dados e estatísticas para orientar todas as estratégias do plano de ação.
Com os dados em mãos, a consultoria de marketing digital para pequenas empresas e os empreendedores precisam ter a capacidade de análise desses indicadores, para mudar de rumo com agilidade e assertividade. Em alguns casos, podemos acrescentar outras prioridades, por exemplo: a manutenção de um blog para informar os clientes e aumentar a autoridade da empresa.

Integrando ferramentas

A consultoria sempre vai buscar uma abordagem integrativa, que combina esforços de marketing digital e marketing tradicional para produzir o mínimo desperdício de tempo e o máximo de resultados.
A meta é unir a marca, redes sociais, website, publicidade, blogs, assessoria de imprensa e outras formas de publicidade de uma maneira que todas as ferramentas possam se beneficiar mutuamente. Desta forma, quando um consumidor vê isso acontecer, para ele, parece uma empresa moderna, saudável e próspera.
Uma consultoria experiente sabe dos desafios que esse segmento de empreendimentos oferece e deve estar preparada para oferecer as melhores soluções.
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