Consultoria de Marketing digital: quando contratar

LPV, CPL, SEO, CTA, persona, funil, conversão e tantos outros termos que, para muitas pessoas, parecem um código secreto ou até uma sopa de letras. E todos eles estão diretamente ligados com o marketing digital e são importantes para qualquer empreendimento ou produto que queira estar no mercado pelos próximos anos. Não entendeu nada ainda? Então está na hora de pensar em contratar uma Consultoria de Marketing digital e, vamos explicar como, porque e quando a empresa deve fazê-lo.

 O que é Marketing digital?

Uma das maiores plataformas de gerenciamento de Marketing digital, a RDStation, define o tema desta forma: o conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. O Marketing Digital surgiu na década de 1990 e iniciou uma verdadeira revolução na forma de fazer e conduzir os negócios. A popularização da Internet e dos equipamentos digitais, como smartphones, tablets, máquinas de cartão e computadores ajudaram a dar o salto qualitativo nos negócios digitais.

Hoje, esses dispositivos digitais são fundamentais para todo o processo de escolha e compra pelos consumidores. Aplicativos e sites cada vez mais utilizam-se da Inteligência Artificial para garantir melhores experiências para o usuário e a coleta do maior número possível de informações dos clientes potenciais, os famosos leads. Com a pandemia, o processo de digitalização das empresas exigiu um salto foi ainda maior. Contudo, nem todas estavam preparadas para esse momento.

As dúvidas que não param de surgir

A partir daí, muitos empreendedores começaram a se perguntar:

  • Preciso entrar em todas as redes sociais?
  • Os posts são diários, semanais ou mensais?
  • Esses posts precisam ser patrocinados para aparecer para um público maior?
  • Preciso ter um blog?
  • Tenho que fazer dancinha no TikTok para vender mais?
  • O que é busca orgânica no Google?
  • E o “Google meu negócio”, para quem serve?
  • Coloco minha loja no Facebook, no Instagram ou nos dois?
  • O que é inbound marketing?
  • Que conteúdo devo publicar? Não é melhor fazer um podcast? Todo mundo está fazendo!

Enfim, a lista de dúvidas não para de crescer e as respostas não são tão simples como parecem. 

A profissionalização do mercado digital

Ao contrário do que muitos diziam, fazer marketing digital e utilizar todas as suas ferramentas, como sites, aplicativos, podcasts, webinars, entre outros; não basta pedir para uma criança que já nasceu na era da Internet e tudo estará resolvido, em um passe de mágica. É preciso um trabalho profissional, sério e focado de consultoria de marketing digital, que atue ao lado do empreendedor, de forma estratégica, para alcançar os resultados esperados. 

Se antes, uma campanha de marketing era privilégio de grandes corporações (e grandes orçamentos), no mundo digital, as possibilidades foram ampliadas para empresas de todos os portes, porém, a expertise do consultor de marketing é essencial.  Ele vai orientar o empresário no desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing e, isso significa, mais perguntas e análises. Só que desta vez, são perguntas bem direcionadas que permitem analisar aspectos internos e externos do negócio.

Por exemplo, é fundamental conhecer muito bem o público-alvo, o mercado que atua e, também, a concorrência. Com esse conhecimento prévio, é possível definir os objetivos e metas da empresa.

O Planejamento Estratégico de Marketing

Com uma consultoria de marketing digital, a empresa terá condições de entender e avaliar as etapas, como as definições de oferta, público-alvo, persona, concorrência, entre outras; para chegar na definição dos objetivos e, a partir deles, definir as estratégias para alcançá-los.

As principais etapas são:

  • Análise de Demanda: nesta etapa, o consultor e o empreendedor vão analisar se existem clientes para o produto ou serviço oferecidos. Lembrando sempre se não há demanda para a oferta, é importante revisar o produto e serviço e/ou seu posicionamento e a proposta de valor.
  • Definição da Oferta: aqui, a primeira coisa a fazer é identificar as dores ou as necessidades que os consumidores enfrentam. Há uma pergunta bem básica para começar a reflexão: “Que problema seu produto resolve para o cliente?”. Aqui também é possível definir o valor agregado que a oferta vai entregar aos consumidores.
  • Definição do Público-Alvo: o ideal nesta etapa é focar em nichos de mercado, sejam eles por abrangência geográfica, etários, gênero, hobbies, renda familiar ou por qualquer outro fator; o importante é definir onde a oferta melhor se enquadra e poderá obter sucesso em menor tempo. O próximo passo é a definição da persona, que é aquela pessoa (real ou ficcional) que representa o público-alvo.
  • Análise da Concorrência: conhecer os concorrentes -diretos e indiretos – vai tornar a oferta muito mais competitiva e atraente. A dica é não esquecer dos concorrentes que atuam online e offline também, pois, muitos consumidores consultam a Internet para saber mais do produto, mas realizam suas compras em lojas físicas, em shoppings etc.
  • Diagnóstico: esta etapa é muito importante, nela o gestor vai avaliar as forças, fraquezas de sua empresa/produto, além das oportunidades e ameaças do ambiente externo à sua oferta. Entre as diversas ferramenta para diagnóstico, uma boa indicação é a matriz SWOT.
  • Definição dos Objetivos: após a análise completa da oferta/produto, é hora de definir os objetivos a serem alcançados e eles devem ser: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido.
  • Definição das Estratégias e do Plano de Ação: aqui é definir como atingir os objetivos delineados no item anterior. Essas estratégicas devem estar alinhadas à realidade da empresa – budget, capacidade de produção, capital humano etc., e claro, levar a empresa a alcançar as suas metas.
  • Orçamento: o primeiro passo para o planejamento começar a sair da teoria é a definição do investimento. Quanto vai custar a estratégia de marketing? O budget é um dos fatores limitantes do planejamento, contudo, é o que permite que gestores, consultor de marketing digital e colaboradores atuem dentro da realidade financeira da empresa.  
  • Monitoramento: a era “Pós-Digital” permite mensurar todos os processos e ações. Assim, é preciso definir, medir, analisar, comprovar e testar, continuamente. No Marketing digital são usados os KPI’s, sigla inglesa para Indicadores-chave de performance. Para cada nível hierárquico de tomada de decisão na empresa é preciso gerar um tipo de indicador. 

A consultoria de Marketing digital

Uma frase atribuída ao consultor e escritor Willian Deming diz que ““Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. A esta altura, o empreendedor pode estar pensando: “Como pensar, conseguir fazer tudo isso e ainda gerenciar meu negócio?”.

A “vida real” de um empreendimento é bem diferente da teoria romântica muito difundida nas redes sociais e livros de autoajuda. O crescimento e transformação do mercado digital exigem uma postura muito mais profissional para que a empresa possa aproveitar todas as oportunidades e investir de maneira assertiva em busca de seus objetivos. Esse é o momento de contratar uma consultoria de marketing digital, com visão ampla de mercado, conhecimento das estratégias e estruturada para auxiliar a empresa a caminhar rumo aos resultados esperados.

No primeiro momento, a consultoria vai analisar e entender o momento e necessidades da empresa. Após a primeira avaliação e, em conjunto com gestores, inicia-se o planejamento estratégico de marketing, seguindo os passos já citados. O consultor vai caminhar ao lado da empresa e dos gestores para encontrar os caminhos adequados para colocar em prática as etapas definidas. Ele é o profissional que irá analisar, orientar, cobrar prazos e compromissos, sempre com foco no objetivo final, almejado pela empresa.

Por não estar envolvido com os demais processos e o dia a dia da empresa, o consultor tem uma visão estratégica da empresa em relação ao seu mercado, resultado das pesquisas, análises, contatos com gestores e colaboradores.

Contratando uma consultoria

Após a empresa entender e decidir que é hora de ter uma participação maior no mundo digital, seja para criar maior autoridade no nicho que atua ou aumentar as vendas e melhorar seus resultados, é hora de contratar uma consultoria de Marketing digital. Antes de contratar uma consultoria é preciso pesquisar, uma vez que a oferta é grande, com empresas de todos os portes e, algumas delas, direcionadas a uma etapa específica do planejamento estratégico de Marketing. 

Por isso, é preciso analisar itens como: resultados comprovados para os clientes – muitos prometem alcançar resultados, mas nunca os atingiram e não os têm para comprovar. Uma boa conversa com os clientes listados pode ser determinante. Outro fator são os canais de comunicação da consultoria – algumas empresas não têm presença online (site, blog, redes sociais etc.) e “vendem” consultoria de Marketing digital.

E, por fim, uma análise da trajetória e qualificação dos profissionais que irão atuar como consultores é fundamental para entender as metodologias que são comumente utilizadas e os resultados obtidos em sua vida profissional. Certamente, tudo isso irá influenciar na forma que os resultados serão alcançados durante a consultoria. Além disso, a confiança e respeito profissional cultivados entre gestores e consultores é essencial para o sucesso de todo o trabalho.

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