5 passos para criar um plano de Marketing Digital vencedor

Um Marketing Digital vendedor deve levar em conta diferentes fatores como estratégias, público-alvo, posicionamento, SEO, métricas e, principalmente, permitir que a empresa alcance seus objetivos e metas de marketing e vendas.

A presença digital das empresas passou de importante para obrigatória. E não importa o porte da empresa, todas podem e devem aproveitar as oportunidades oferecidas pelas redes sociais, sites, blogs e aplicativos.
Neste artigo, vamos apresentar os 5 passos principais para você desenvolver um plano de Marketing Digital vencedor e ampliar a autoridade de sua empresa nas mídias digitais.

O crescimento digital

Não importa se a sua empresa atua como B2B (business-to-business) ou B2C (business-to-consumer), ela precisa de uma estratégia de marketing digital para conquistar mais visibilidade, clientes e, com isso, ampliar a receita e crescer de forma sustentável.

Segundo a pesquisa de mercado Yankelovich, estima-se que em 2007 que que uma pessoa com acesso a Internet via diariamente, em média, 5.000 anúncios e hoje, esse número já está próximo dos 10.000 anúncios diários.

Já a pesquisa das instituições We Are Social e a Hootsuite aponta que 4,66 bilhões de pessoas em todo o mundo usam a Internet em janeiro de 2021, o que representa 59,5% da população mundial.

Com a pandemia, esse número sofreu um acréscimo significativo, pois o consumidor passou a fazer suas compras e realizar serviços por meio dos smartphones, popularizando o uso de aplicativos e e-commerce.

No Brasil, o mercado digital está em franca expansão. Pesquisa realizada pela empresa Avelar e Duarte indica alguns dados bem relevantes sobre o comportamento digital do brasileiro:

  • 63% da população conectada à internet faz compras online;
  • A média anual é de 16 compras pela internet. Na categoria dos consumidores que fazem compras recorrente, o número de compras chega a 78 ao ano;
  • 159 milhões de brasileiros usam redes sociais diariamente, sendo que o YouTube é o campeão de acessos;
  • Até 2026, portanto, em menos de 4 anos, o Brasil terá, em média, 185 milhões de usuários conectados, cerca de 87% da população;
  • O e-commerce cresceu 26,9%, em 2021, alcançando R$ 161 bilhões de faturamento. O crescimento estimado para 2022 é de mais 9%.

Com números tão reveladores, é fundamental colocar em andamento um plano de Marketing e mais ainda, ter uma boa estratégia elaborada para orientar e dar suporte.

O Plano de Marketing Digital

Afinal, o que é um plano de Marketing Digital?

Um dos pais do marketing moderno, o professor e escritor Philip Kotler, que lá no século passado, em 1967, publicou o livro “Administração de Marketing” – que foi o divisor de águas e colocou o marketing em um patamar mais elevado – nos ensina que um plano de marketing serve para:

“Documentar como os objetivos estratégicos da organização serão alcançados por meio de estratégias e táticas de marketing específicas, tendo o cliente como ponto de partida. Também está ligado aos planos de outros departamentos dentro da organização.”

E serve para o Marketing Digital também? Não tenha dúvidas disso. Com um plano bem elaborado, sua empresa conseguirá:

  • Atrair, convencer e converter, isso significa, atrair e apresentar ao cliente o produto ou serviço oferecido;
  • Vender e encantar o cliente com a oferta e relacionamento entre empresa e cliente;
  • Planejar e testar estratégias para alcançar os clientes e solucionar suas dores;
  • Segmentar as estratégias alcançando o público-alvo ou novos nichos do mercado.

Abaixo vamos detalhar os 5 passos para elaborar um plano de Marketing Digital, contudo, é preciso lembrar que antes de iniciar é preciso conhecer o público-alvo, determinar a(s) persona(s), entender quem são os concorrentes e definir em quais canais sua empresa estará presente.

Esse trabalho pode ser realizado por uma equipe interna de Marketing ou por uma consultoria de Marketing Digital para tirar maior proveito da sinergia das diferentes expertises e alcançar resultados em menor tempo.

Vamos às 5 etapas!!!

1) Analisar a situação

A primeira etapa do desenvolvimento do plano de Marketing Digital é uma ampla e detalhada análise da própria empresa.

O empreendedor e sua equipe precisam conhecer os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades da empresa em seu mercado de atuação.

Se o leitor pensou no método SWOT, acertou em cheio! Com ele a empresa consegue identificar as dores de seu público-alvo, o que os concorrentes estão fazendo e as soluções que ela mesma oferece aos seus clientes.

Detectar o que a empresa ainda não está fazendo por seu cliente pode se tornar uma ótima oportunidade para criar um diferencial de mercado ou lançar um novo produto, antecipando-se à concorrência.

Essa etapa é também o momento da empresa estudar e analisar a sua atuação no mundo digital, avaliando as experiências do cliente com o site, conteúdos do blog, tom de voz e linguagem dos posts em redes sociais, automatização para melhorar o atendimento aos clientes.

Um dado importante foi obtido pelo estudo realizado pela empresa de tecnologia NeoAssist e E-Commerce Brasil, que aponta 70,2% dos brasileiros não tiveram experiências satisfatórias com a utilização de canais de atendimento como FAQ e Chatbot.

2) Estabelecer os objetivos de marketing

A etapa dois é estabelecer os objetivos. São esses objetivos que irão determinar o norte da empresa, ou seja, qual a direção que a empresa vai tomar para chegar ao seu objetivo principal.

Aqui, gestor, consultor e equipes devem criar uma rota clara de onde as ações de marketing devem levar a empresa.

Essa decisão é fundamental para os rumos dos trabalhos, uma vez que tudo que for decidido fazer, como: SEO, mídias e links patrocinados, influenciadores, marketing de conteúdo, entre outras estratégias; devem estar direcionadas para atingir as metas.

Quanto mais objetivas foram essas metas, melhores serão as estratégias traçadas e o uso das ferramentas. Um exemplo de uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e com prazo definido (metodologia SMART): alcançar em 90 dias, 10.000 leads que devem fazer download de um e-book de um dos produtos. Para isso serão realizadas as ações A,B e C.

3) Definir as estratégias de marketing

Esta etapa é bem “mão na massa”, isto é, neste momento vamos definir as ações A,B,C que foram citadas no bloco anterior.

E aqui nos deparamos com um comportamento do consumidor que está a exigir a hiperpersonalização. Isso significa que ele não está buscando apenas um bom atendimento, aqui o cliente quer uma experiência individual, que seja a solução rápida, eficiente e pelos canais de sua preferência.

Esse comportamento leva a empresa a oferecer serviços e produtos que atendam exatamente o que o cliente precisa. (Lembram-se quando falamos do SWOT, onde uma necessidade do cliente é a oportunidade para a empresa?)

Esse é o primeiro fator do plano de Marketing Digital, que é a segmentação do público-alvo. E aqui é o momento de definir uma ou mais personas para detalhar ainda mais a segmentação.

O segundo fator é ter muito clara a proposta de valor para poder transmiti-la com objetividade nos canais digitais. As redes sociais e páginas de sites como “Quem somos” ou “Sobre nós” são excelentes canais para informar a proposta de valor.

E, finalmente, definir o plano de comunicação e as estratégias de conteúdo, que vão determinar as informações e publicações que serão criadas e distribuídas.

Um calendário de publicação de conteúdos é necessário para definir temas, datas, palavras-chaves e informações que serão publicadas, além de conter onde e quando elas serão veiculadas.

O plano de comunicação deve estar alinhado à persona criada, para determinar o tom de voz, vocabulário, canais onde distribuir. Pesquisas de satisfação, questionários e enquetes são boas ferramentas para obter dados mais precisos (e preciosos) do público-alvo.

Quanto mais informações você extrair do perfil deles, mais próximo estará de produzir o tipo certo de conteúdo.

4) Estratégias e táticas digitais

Na quarta etapa serão realizadas as diferentes estratégias para atrair, converter e fidelizar as personas definidas: redes sociais, e-mail marketing, publicidade em mídias pagas, SEO, entre outras.

E os formatos de valor para aquisição são muito variados: webinars, incentivar downloads de e-books, criar infográficos ou qualquer tipo de dossiê, além de oferecer descontos, promoções e ofertas.

Para facilitar o gerenciamento de todos esses canais, é fundamental a utilização das ferramentas de automação de marketing, que, como o nome sugere, permitem automatizar as ações. A automação permite criar fluxos de ações, personalizando mensagens, horários e canais, para atender personas determinadas, o que amplia a possibilidade de êxito do plano de Marketing Digital.

5) Analisar os resultados com seus KPIs

Tão importante quanto as etapas anteriores, a quinta é a análise dos resultados e ela é pilar crítico para otimizar com sucesso o desempenho e os gastos de marketing digital.

É preciso medir cada uma das ações usando os indicadores definidos para cada ação, que podem ser número de novos usuários, cliques, cadastros etc.

Medir a eficácia das estratégias e atividades que foram implementadas ajudará a corrigir a rota das próximas ações, orientando sempre para o alcance das metas traçadas.

Estão disponíveis inúmeras ferramentas de mensuração de dados e a empresa deve utilizar as que melhor atendam e reflitam em números as ações que estão sendo realizadas. Isso permite identificar oportunidades e espaço para melhorias rapidamente e auxiliam nas tomadas de decisão.

Simplifique para melhorar

A tecnologia é a grande aliada do Marketing Digital, seja para criar campanhas ou para vender produtos, mas é sempre bom lembrar que a tecnologia deve simplificar o trabalho e melhorar o desempenho da empresa e das pessoas.
O objetivo deve ser sempre facilitar o acesso dos clientes às soluções ofertadas pela empresa; isso faz ampliar o engajamento e, consequentemente, as vendas e a fidelização dos clientes.
Eliminando fases e solicitações desnecessárias, o acesso do cliente melhora. E, quanto mais fácil acesso às soluções e mais canais estiverem integrados em uma só plataforma, melhor será a experiência do cliente.
Esse atendimento multicanal ou omnichannel faz o cliente se sentir acolhido e permite que a empresa tenha uma visão geral de qual ponto da jornada o cliente está no momento do atendimento.
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