Em todos os cantos, por toda a parte encontramos empresários e empreendedores buscando meios e ferramentas para melhorar a performance do seu negócio. As constantes oscilações de mercado e os impactos causados pela instabilidade política e econômica do país colocam luz a uma necessidade de agir estrategicamente neste período, a fim de fortalecer as bases que sustentam o empreendimento e criar “anticorpos” para os efeitos colaterais da crise mundial. Muitas vezes, a saída está muito mais perto do que se imagina. Um olhar para dentro da empresa pode revelar saídas altamente eficazes para nutrir bons resultados e crescer, mesmo em tempos difíceis.
Cortes equivocados de investimento podem destruir o seu negócio
Diante das especulações de mercado e dos dados alarmantes vistos no cenáro econômico, muitas empresas adotam a postura de cortar gastos desnecessários para garantir uma sobrevida durante um período. Contudo, faz-se necessária a análise sobre “o que são gastos” e “o que são investimentos”.
Os setores de comunicação e Marketing, geralmente, são os mais afetados nas listas de cortes das empresas. Muitos gestores consideram esse tipo de serviço supérfluo e, ao menor sinal de diminuição de produtividade, tratam de enxugar a verba dessa pasta na empresa. O Endomarketing, por sua vez, entra para os itens descartados nas estratégias de um negócio, com isso, investimentos em treinamento e desenvolvimento são sumariamente extintos das organizações.
A questão que se coloca é que, muitas vezes, fortalecer bases internas pode ser um ótimo exemplo de blindagem em tempos de crise. Enquanto muitos empresários quebram a cabeça para buscar estratégias mirabolantes e ações “fora da caixa”, a saída mais próxima pode estar dentro de casa. Contrariando o dito popular, “santo de casa pode fazer milagre”, desde que estimulado, treinado e motivado a trabalhar em prol de um resultado comum, no qual ele se sente parte integrante do processo.
Os efeitos positivos de uma empresa que investe no cliente interno
Fazer uma pesquisa de clima organizacional pode ser um bom começo para identificar as falhas, os conflitos e as insatisfações dentro do seu time. Com o panorama e o diagnóstico dos possíveis problemas dentro da organização é possível mapear e criar um plano de açõs localizadas, com o intuito de restituir a harmonia do grupo, estimular boas práticas e motivar a equipe para os bons resultados.
Em tempos de concorrência acirrada e a perene necessidade de competir no mercado, empresas que investem e preocupam-se com o cliente interno saem na frente e destacam-se dentre tantas marcas e negócios, otimizando sua força e ampliando negócios da empresa.
E você, gestor, o que tem feito para melhorar a força e desenvolver o potencial do seu cliente interno? Qual a importância e a abrangência do Endomarketing nas suas estratégias atuais? Seus colaboradores estão satisfeitos com a empresa e com o andamento da sua gestão? Por fim, seus colaboradores vestem a camisa da sua marca, negócio, empresa ou serviço?
Fica o questionamento para que você possa refletir, gerir e agir dentro das respostas que vai encontrar a partir desta análise.