Marketing Estratégico para Alcançar Resultados

Nosso foco é sempre o resultado. Todos os dias, desempenhamos nossas funções buscando resultados. Alguns de nós pode não ter definido estrategicamente qual resultado buscamos; entretanto, o resultado a ser alcançado sempre é a tão esperada linha de chegada.

Nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, a realidade não é diferente. As empresas existem com foco em resultados específicos, a curto, médio e longo prazo, e os times trabalham para que esses resultados sejam alcançados. Para ler mais sobre definição Planejamento Estratégico nas empresas, clique aqui.

E, com o foco em resultados, na maioria das vezes refletindo diretamente em vendas, margens de lucros, giro do estoque, as definições estratégicas das empresas englobam as tão necessárias áreas de vendas, operações, finanças, entre outras, e infelizmente… muitas vezes passam longe das definições estratégicas de marketing.

O marketing estratégico é um dos maiores investimentos e forças da empresa na busca por resultados. Através do marketing estratégico, realiza-se um diagnóstico estratégico com o objetivo de entender a proposta de valor da empresa, sua vantagem competitiva, produtos e/ou serviços oferecidos, além de forças e fraquezas da empresa, ameaças e oportunidades do mercado, e obter diversas outras informações estratégicas que podem influenciar diretamente diversos aspectos na busca pelos resultados definidos.

Uma vez realizado o diagnóstico, o marketing estratégico parte para as definições estratégicas do  Plano de Marketing: a formulação de objetivos diferenciados com foco no alcance dos resultados esperados. Os objetivos, variados, podem incluir diversas iniciativas do marketing tradicional e do marketing digital, provavelmente irão englobar outras áreas da empresa, e deverão ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo (objetivos SMART).

Para que os objetivos sejam atingidos, são definidas estratégias de marketing e planos de ação a serem executados. No marketing estratégico, as atividades operacionais descritas nos planos de ação não são menos importantes. Todas devem ser realizadas, monitoradas e revistas regularmente.

Se a empresa desenvolver as etapas de marketing estratégico acima, estará pronta para alcançar os resultados definidos. Nesse processo não há espaço para “achismos” nem opiniões, e sim trabalho árduo, estratégico e assertivo para ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos.

 

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