Endomarketing: o cliente interno em sintonia com a proposta da empresa

Endomarketing é o marketing feito para dentro, com foco nos colaboradores tem o objetivo de reter o cliente interno. Não se deve negligenciar a importância deste pilar da empresa na hora de projetar ganhos e resultados. Sob esta ótica, o funcionário de uma empresa é tão importante quanto o cliente externo, logo, precisa de tratamento personalizado e ações específicas para mantê-lo fiel à sua marca.

Dentro da dinâmica de um negócio, quando uma pessoas não se sente bem atendida por uma empresa ou quando aquele produto ou serviço não atende às suas expectativas, necessidades e dores, fatalmente, este consumidor será o porta-voz de uma propaganda negativa contra a marca em questão. Um fenômeno com abrangência devastadora, com um poder de minar todos os esforços e estratégias de um negócio. Podemos fazer um paralelo com o cliente interno que, uma vez insatisfeito, pode tornar-se um verdadeiro problema dentro do universo corporativo, propagando, reverberando e reproduzindo tal insatisfação.

O colaborador deve ser o primeiro a comprar o produto, serviço, a filosofia da empresa e os valores da instituição. Cabe aos gestores do negócio estimular e criar meios para fomentar essa atmosfera de pertencimento à empresa. O resultado desses esforços e investimento é um time muito mais consciente do seu papel na empresa, com colaboradores com um senso de responsabilidade muito mais apurado. Um time bem conduzido destaca-se por envolver pessoas comprometidas com o próprio desempenho e com o sucesso da corporação.

 

Fuja da crise e cresça com seus clientes internos

O Endomarketing abrange um conjunto de ferramentas extremamente indispensáveis ao sucesso de qualquer empresa. Colaboradores engajados, motivados e satisfeitos trabalham para minimizar impactos dentro da empresa. Vale destacar que, a boa utilização dessas ferramentas conseguem a diminuição de outros números ruins dentro do universo corporativo: queda no número de faltas e atestados médicos, melhora do clima organizacional e o favorecimento de novas ideias e insights, melhora no atendimento voltado ao público externo e a um senso de autogestão dentro da equipe.

A comunicação empresarial e o bom diálogo dentro de uma empresa auxiliam o colaborador a entender verdadeiramente a sua importância dentro da empresa e, como consequência positiva deste processo, ele passa a ter uma visão estratégica sobre suas próprias ações, o que aumentam as chances de essa pessoa “jogar” em favor da organização e nutrir uma vontade de vencer e superar suas próprias marcas e metas.

 

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