Todos nós já ouvimos falar do Princípio de Pareto, certo?
“80% dos resultados são provenientes de 20% dos esforços.
(o mesmo vale para o oposto: 20% dos resultados são provenientes de 80% dos esforços)”
Apresentando brevemente o Princípio, que pode ser utilizado em diversas áreas das nossas vidas, economia, administração, vendas, vale a pena explorarmos sua extensão no Marketing Digital:
1. 80% do seu lucro vem de 20% dos seus clientes.
Essa é uma das observações mais básicas do Princípio. Para fazer esse cálculo, você só precisa levantar dados de faturamento, lucratividade e vendas por clientes. Alguns trabalham com a informação dos últimos 6, 12, 18, 48 meses. Existe certo ou errado em relação ao período? Não. Deve haver o bom senso de saber em qual mercado você está inserido, qual é o tipo de relacionamento empresas-clientes dentro do segmento, qual foi a atuação da sua empresa e seus respectivos times de vendas, marketing, relacionamento, pós-vendas, entre outros, durante esses períodos.
Com essa informação em mãos, você saberá em quais clientes deve investir mais. Com quais deve estreitar o relacionamento. Estudar seus cases e trabalhar as boas práticas provenientes deste estudo com outros clientes potenciais. Reestruturar seu time para que ele trabalhe com foco em lucratividade, apostando nos clientes certos, e não apenas em volume de vendas.
2. 80% dos seus visitantes vem de 20% das suas palavras-chave
Bom, para os profissionais da área, e clientes de projetos de SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing e outras iniciativas de marketing digital, a definição de palavras-chave para qualquer projeto é muito importante. E devemos sim explorar nichos, testar comportamentos de busca de públicos específicos dentro do nosso público potencial.
Mas, essa informação é quase sempre certa, e você pode confirmar no seu planejador de palavras-chave, relatórios de monitoramento, ferramentas favoritas: você irá, muito provavelmente, encontrar o grupo de 20% palavras-chave que trazem 80% de tráfego ao seu site.
Sabendo disso, suas iniciativas passam a ser muito mais assertivas: entendendo melhor o que o seu público-alvo quer, suas conversões crescem – exponencialmente.
3. 80% das suas conversões são geradas do esforço de 20% das suas páginas
Seja qual for a oferta dessas 20% páginas, elas são as mais importantes para as suas conversões. Mas ATENÇÃO: elas são as mais importantes, o que não quer dizer que as outras 80% não sejam importantes para apoiar a sua oferta, ou agregar algo ao seu lead, para que a conversão realmente ocorra.
Algumas outras prováveis e interessantes extensões do princípio nesta área:
4. 80% dos seus leads leem somente 20% do seu conteúdo.
5. 80% da sua influência digital vem de 20% das suas atualizações.
Entre outras…
Para finalizar, #FicaADica: o princípio é válido e importante. Ainda assim, sempre fique atento ao seu monitoramento, aos seus resultados: são eles que devem ditar as suas estratégias.
Até a próxima!