Imagine uma grande multidão com 3 horas e 47 minutos disponíveis para ver os produtos e serviços que sua empresa oferece: esses são os potenciais clientes no Instagram.
Pesquisa realizada em abril 2022 pela DataReportal, em parceria com We are Social e Hootsuite, apontou esse dado como tempo médio que os brasileiros passam conectados às redes sociais.
Esse dado aponta para uma grande oportunidade de iniciar ou ampliar a presença digital da empresa, encontrar novos clientes, aumentar o faturamento e ampliar a autoridade das marcas.
Todas essas oportunidades exigem planejamento estratégico das empresas, que se não contarem com equipe própria para alimentar as redes sociais, indica-se contratar uma consultoria para a tarefa.
O investimento é útil e necessário, pois, a presença digital é obrigatória para empresas de todos os portes e segmentos.
Neste artigo vamos trazer dicas de como atrair e aumentar as vendas para os clientes do Instagram.
O Instagram
Um bom motivo para a empresa dar a devida atenção ao Instagram é que ele caiu no gosto dos brasileiros e é a terceira maior rede social mais acessada. Atrás do WhatsApp e YouTube, o Instagram contabiliza hoje 122 milhões de brasileiros inscritos.
Desde sua criação, em outubro de 2010, pelos engenheiros de software, o brasileiro Mike Kriege e o estadunidense Kevin Systrom, a rede social já indicava seu potencial: no dia do lançamento foi uma das mais baixadas na Apple Store e, em menos de um ano já possuía 10 milhões de usuários.
Em 2012, o Facebook comprou a empresa por 1 bilhão de dólares e, desde então, muitos recursos foram incorporados, como Stories, IGVT, Reels, Lives e também o Instagram Shopping, uma vitrine virtual para venda de produtos e serviços, onde o usuário não precisa sair da rede para comprar.
Bio atrativa e vendedora
A BIO, no Instagram, é onde o usuário,seja ele uma empresa ou perfis pessoais; vai resumir quem é e o que faz. Junto com a escolha do nome, a descrição da Bio são os 150 caracteres mais importantes da configuração de uma conta no aplicativo.
Na Bio não é recomendado o uso de hashtags uma vez que elas podem levar o novo usuário a sair do perfil e descobrir o conteúdo em outros perfis. Por outro lado, é essencial colocar um CTA – call to action – objetivo e forte, que leve o usuário a clicar no link e conhecer o site ou os produtos da empresa.
Feed
O Instagram oferece quatro canais de comunicação para conteúdo. Para cada um deles é necessária uma estratégia específica.
O feed é o mais básico de todos eles. Contudo, é de por meio dele que o perfil conquista novos seguidores. Para as empresas e perfis comerciais, as publicações devem ser diárias, ao menos um conteúdo que tenha relação com os produtos/serviços.
Mas, lembre-se que ter um feed organizado, com painéis montados com os posts, não tornam um perfil relevante. É o conteúdo interessante ao público que vai atrair novos seguidores. E, ao patrocinar os posts do feed, amplia a abrangência do conteúdo, aumentando ainda mais a relevância e autoridade da marca/empresa.
Stories
Os stories são o segundo canal de comunicação para atrair clientes no Instagram. Utilizando os stories, a empresa interage com seu público, aumentando a exposição dos conteúdos.
Nos stories é possível abrir caixa de perguntas, isso vai possibilitar conhecer as dúvidas e necessidades do público, o que é um importante feedback para as áreas de Marketing e Vendas; como usar um produto ou serviço; depoimentos e reposts de clientes, mostrar o dia a dia da empresa e as pessoas que fazem o empreendimento acontecer, entre tantas outras possibilidades.
Essas interações vão humanizar o relacionamento com os seguidores e fidelizar o público ao longo do tempo.
O IGVT e Instagram TV
A ferramenta chegou ao Brasil em 2018 como terceiro canal de comunicação do perfil com os usuários. Inicialmente, foi preciso que influenciadores apresentassem o IGVT para que os usuários entendessem melhor sua aplicabilidade. O IGVT foi criado para permitir a produção de vídeos verticais longos, exigindo maior estratégia e preparação, semelhante aos canais no Youtube.
Em 2021, a empresa Meta anunciou o fim do IGVT como ferramenta à parte do Instagram, substituindo-o pelo Instagram TV integrado ao feed e com 60 minutos de duração.
O sucesso do Tik Tok continua incomodando e forçando as redes sociais a criarem alternativas, como o bônus em dinheiro oferecido pela Meta aos criadores de conteúdo, para incentivar o uso do Reels e outros recursos.
Reels
Criado para competir com o Tik Tok, hoje é o quarto canal para a publicação de conteúdos no Instagram. Tratam-se de vídeos curtos, de no máximo 60 segundos de duração, na posição vertical, que permitem usar áudio, imagens, textos e efeitos visuais.
Criar conteúdos relevantes no Reels exige criatividade e estratégia, não é obrigatório ser engraçado ou fazer qualquer dancinha. Mas é essencial estar direcionado para o público-alvo, pois o tempo é bem reduzido para oferecer à audiência informação, dicas, recados, entre outros.
O algoritmo do Reels dá preferência para conteúdos que recebem comentários, curtidas e compartilhamentos, por isso é fundamental entender o algoritmo para criar conteúdos que engajam.
É uma ferramenta para humanizar marcas e fidelizar consumidores que, com um trabalho bem direcionado, serão os embaixadores da marca. Com um pouco de sorte podem viralizar e correr o mundo!
O Instagram Shopping e Instagram Checkout
O Instagram Shopping oferece vários recursos para empresas e empreendedores, que podem criar lojas e inserir seus produtos.
Para facilitar a pesquisa e a experiência de compra do usuário, a plataforma oferece uma página com os detalhes do produto, com descrição, tamanhos disponíveis, orientações de devolução, podendo ser utilizados fotos ou vídeos.
E o Instagram Checkout?
É um recurso que chegou ao Brasil em janeiro de 2021, com mais funcionalidades que o Instagram Shopping. Enquanto o primeiro é uma vitrine virtual que redireciona o cliente do aplicativo para o e-commerce, o Checkout permite fazer a compra e acompanhá-la, sem precisar sair do app, funcionando como uma loja mais completa.
Também é possível vincular plataformas de pagamento como Paypal.
Para vender por meio do Instagram, a empresa deve atender algumas exigências da plataforma. São elas:
- Ter um perfil comercial. Com ele é possível obter métricas como interações, alcance de posts, quantidade de visitas, geolocalização, entre outros dados para análise;
- Ter um domínio de site para realizar vendas. No Brasil ainda não é possível efetuar pagamentos pelo Instagram;
- Estar localizado em um dos mercados atendidos pela plataforma;
- Aceitar as normas da Política de Comércio Meta e demais acordos.
Atraindo clientes no Instagram
Muita gente ainda acredita que crescer no Instagram (e em outras redes sociais) é conseguir um número astronômico de seguidores e, para isso, não medem esforços.
Muitos desses esforços, como comprar seguidores, enviar mensagens diretas ou publicar o que “está na moda”, conteúdos que todos publicam; são na verdade inúteis.
Dessa forma, os seguidores não vão conhecer a empresa, não reconhecerão autoridade da marca e, por isso, não comprarão nada. Quando muito, uma curtida sem ao menos ler o post.
Isso não é estratégia digital! Estratégia exige planejamento e este requer determinar objetivos e conhecer o potencial da empresa.
A seguir, veja 9 ações que vão atrair clientes no Instagram e possibilitar a empresa atingir seus objetivos e criar uma identidade digital.
1. Seguidores engajados (e reais)
Como citado anteriormente, nada de conseguir seguidores de forma artificial. O conteúdo relevante, que explique e ensine o seu público-alvo é o melhor caminho para conquistar a autoridade do cliente.
Com promoção de conteúdo relevante a audiência vai subir naturalmente e de forma constante.
2. Conteúdo Planejado
Planejar todo o conteúdo com antecedência, determinar as personas e usar uma ferramenta de agendamento do Instagram são providências essenciais.
Muitos perfis são unicamente para vender produtos, uma verdadeira vitrine e nada acrescentam ao usuário.
Os passos básicos para criar conteúdo relevante são responder as questões:
– Por quê = auxilia o leitor a entender a solução que sua empresa apresenta.
– Como = orienta o público-alvo e desperta interesse por novos conteúdos, isso cria autoridade e confiança na empresa.
– O quê = O produto que sua empresa oferece ou que o cliente busca.
3. Produtos em funcionamento
Uma das melhores formas de impactar e atrair clientes no Instagram é mostrar a experiência de uso dos produtos. Isso pode ser feito em vídeos ou fotos, contando uma história ou passo a passo.
Esse tipo de post atrai seguidores e compradores, mas precisam ter qualidade de imagem e texto atraente.
As lives e Reels são ótimas ferramentas para mostrar produtos em ação.
4. Instagram Ads
Para alcançar um público maior e mais segmentado para seus produtos é fundamental fazer anúncios no Instagram ou Instagram Ads. O Instagram Ads possibilita postar anúncios no feed, nos Stories, nos Reels, na aba Explorar, na Loja, na plataforma de vídeo e nos anúncios de coleção.
O alcance orgânico de posts está cada vez menor em todas as redes sociais. O Instagram não é diferente. Ao fazer um anúncio no Instagram, é possível colocar links de redirecionamento para levar o cliente para o site ou e-commerce.
Esse tráfego pago vai impulsionar os posts e ampliar o número de perfis alcançados. Deve ser feito no Gerenciador de Anúncios do Facebook, que permite fazer diferentes tipos de anúncios.
- Carrossel: é um post com um sequência de até 10 fotos. É o formato ideal para exibir produtos e contar histórias.
- Imagem: com apenas uma imagem é possível anunciar um produto/serviço, um evento, entre outras ações. Quanto mais objetivo, melhor vai ser o entendimento e interação do público.
- Stories: são permitidos fotos e vídeos curtos e a colocação de links direcionando para sites ou landing pages.
- Vídeos: são aceitos vídeos de até 2 minutos, porém, com limite de tamanho para o arquivo, o que pode afetar diretamente a qualidade de imagem. O vídeo é uma das atuais tendências do marketing digital.
A Meta disponibiliza um guia completo com todas as orientações do Instagram AD, como as medidas de cada formato, o que é proibido e o que é permitido aos anunciantes, entre outras.
5. Retargeting
Após fazer os anúncios é importante fazer o retargeting para buscar aqueles usuários que manifestaram interesse no produto ou serviço, mas não realizaram nenhuma ação.
O Instagram orienta: “ Os anúncios dinâmicos no Instagram permitem que você promova os produtos certos para a pessoa certa no momento certo. Quando alguém visita seu site ou aplicativo para dispositivos móveis e depois acessa o Instagram, é exibido um anúncio com vários produtos relacionados aos que estavam navegando em seu site ou aplicativo.”
6. Influencers
Influenciadores são as personalidades com perfil no Instagram e que possuem um público grande e estabelecido. As pessoas que os seguem acatam suas indicações de compras e, alguns deles são bastante disputados pelas marcas.
No Brasil, os maiores influenciadores são artistas ou jogadores de futebol, mas isso não significa que só existam estes. Existem influenciadores em nichos de mercado como esportes, turismo, moda, terceira idade, marketing digital e até religião.
Pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest e Spark, pelo menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou usaram serviços após a indicação de influenciadores digitais, considerando aqui todas as redes sociais.
7. Estratégia de hashtags
As hashtags são palavras ou frases que permitem que o público-alvo encontre seu conteúdo e sempre começam com o símbolo #.
Quanto mais específicas, menos alcance quantitativo elas têm, contudo, geram audiência de qualidade e bem direcionada, em geral, ao cliente ideal para a empresa.
É preciso ter uma estratégia para escolher as hashtags ideais, pois o Instagram permite usar trinta delas. No entanto, os especialistas em marketing digital não aconselham usar todas as opções disponíveis.
Lembre-se: Não é verdade aquele pensamento de que “quanto maior o número de hashtags usar, melhor”. Ao contrário, muitas podem confundir o direcionamento da publicação. É preciso pesquisar e criar uma estratégia para usá-las corretamente.
Dica: Use, no máximo, sete hashtags – cinco sobre o tema do post e suas variações, uma da localidade da empresa e uma da marca ou produto.
8. # Geo-tag das postagens
Essencial para empresas e lojas físicas. Ao criar uma postagem com georreferência, ela é selecionada com todas as imagens postadas do mesmo local. Os seguidores podem acessar o mapa de localização dentro do Instagram e obter o endereço da empresa.
9. Peça avaliação dos clientes
A avaliação positiva de clientes é um aval poderoso para marcas e produtos.
Pedir avaliações honestas, ainda que possam ter pontos negativos, é uma boa estratégia, pois os clientes sabem que todos os produtos têm prós e contras.
De forma geral, uma ação como essa incentiva outros consumidores a enviar opiniões e avaliações, criando uma rede de relacionamento importante, atraindo clientes para o Instagram e abrindo um canal para melhoria contínua dos produtos.
Expandindo os negócios
O Instagram (e todas as mídias sociais) estão em constante evolução e é preciso estar atento a elas.
Atrair clientes no Instagram é muito mais que somente aumentar o número de seguidores. E é muito mais do que falar com as massas.
É um espaço estratégico onde a empresa tem a oportunidade de oferecer aos usuários informações relevantes sobre seus produtos e, principalmente, oferecer soluções para os problemas apresentados pelos clientes, atraindo pessoas que precisam daquilo que a empresa oferta.
As pessoas acessam o Instagram para obter interação social digital e, desta maneira, relaxar, conhecer outros usuários e lugares. Porém, também é um espaço onde as elas podem transformar suas paixões em compras.
E, para que tudo isso funcione de acordo é preciso que a empresa encare as redes sociais com a mentalidade correta, de que é uma das atuais ferramentas de marketing e como tal, necessita de planejamento e estratégia adequados.
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