Na última semana, ouvi um super podcast do TedTaks, com Linux Torvalds, criador da Plataforma Linux e da Fundação Linux – áudio ou vídeo que, cá entre nós, vale a pena conferir:
O que me levou a lembrar com orgulho do projeto no qual trabalhamos no ano passado, em 2015, diretamente com a Linux Foundation.
No segundo semestre de 2015, a Fundação estava lançando o Primeiro Curso em português desde o início de sua história! O curso, “Elementos básicos de Administração de Sistemas”, seria disponibilizado online para brasileiros e outras pessoas ao redor do mundo que falassem o idioma, e seria extremamente útil para a realização do teste necessário para a obtenção da Certificação LFCS (Linux Foundation Certified System Administrator), que até então era oferecido apenas em inglês.
Para o lançamento, definimos objetivos como “trazer pessoas à comunidade Linux”, “lançar, promover e disseminar o programa de treinamento e a certificação em Português no Brasil”, “trabalhar a consciência da importância e o diferencial que certificações Linux trazem para as carreias do público alvo”, “trabalhar o branding da marca Fundação Linux no Brasil”, entre outros, todos especificados entre curto, médio e longo prazo, com suas respectivas estratégias
Nossa grande aposta – e diferencial – foi trabalhar a marca e a oferta através de mídia especializada e influenciadores, ou embaixadores em grupos especializados.
Os resultados foram incríveis:
- 16 publicações espontâneas em mídias importantes na área de TI
- 1.175 replicações nas mídias sociais
E é claro, nossos embaixadores capricharam!
Marcelo Toledo, autor do livro O Dono (que nós indicamos!), foi um grande entusiasta da ação:
Esses foram alguns resultados da ação de sucesso desenvolvida para a Linux Foundation, um dos nossos clientes internacionais. Neste case, foram trabalhadas iniciativas de Planejamento Estratégico, Marketing e Mídia Digital.
Participantes do projeto: Carol Galli e Sara Zimmermann.
Espero que gostem do case.
Abraços e até a próxima!