Quando o assunto é estratégia empresarial, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é o livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu?
Então, você está no caminho certo. Acredita-se que o autor foi um general chinês e tenha vivido no século IV a.C. em uma família nobre. Como um brilhante estrategista militar, pode-se dizer que o conceito presente na obra estava à frente de seu tempo, por isso faz sucesso até hoje, embora, em outro tipo de guerra: o mundo dos negócios.
Do grego “strategos”, que significa a arte do general, a estratégia pode ser resumida como o conjunto de metas, finalidades, diretrizes e planos para atingir um ou mais objetivos. No âmbito empresarial, ela consiste no conjunto de abordagens competitivas e comerciais que norteiam os gestores para atingir o desempenho desejado, que pode ser reforçar a marca, promover satisfação dos clientes ou aumentar o faturamento.
Vale ressaltar que a estratégia tem compromisso com a ação. Empreendedores e gestores tomam decisões o tempo todo, mas nem sempre são decisões estratégicas. Este é um grande problema, pois, na maioria das vezes a decisão leva a uma ação que envolve toda a organização, define um posicionamento e aproxima (ou não) a empresa dos resultados desejados. Para tanto, podemos dizer que a estratégia é o padrão para a tomada de decisão que tem por objetivo auxiliar a organização a atingir seus objetivos.
Como definir uma estratégia empresarial?
Em termos gerais, a estratégia deve levar em consideração a análise do ambiente empresarial e criar possibilidades de vantagem competitiva que sejam criativas e inovadoras, mas também compatíveis com os recursos da organização e viáveis. É importante que a estratégia adotada seja coerente com os princípios e valores da empresa e busque o compromisso das pessoas envolvidas.Além disso, é preciso limitar o grau de risco da estratégia adotada, pois seja qual for o objetivo, a saúde do negócio está em primeiro lugar.
O Sebrae aponta três alternativas estratégicas:
- Estratégias de crescimento: estratégia empresarial para aumentar os lucros, as vendas, ou a participação do mercado, aumentando o valor da empresa;
- Estratégias de estabilidade: quando há operações em diversos setores, a empresa pode querer concentrar suas operações, seus esforços administrativos, nas empresas existentes, sem aumentar suas unidades;
- Estratégias de redução: quando os resultados estão abaixo do esperado, ou a sobrevivência está desafiadora, a redução pode ser uma estratégia de melhoria da situação negativa, podendo ser, de reviravolta – mudanças para melhoria; desinvestimento ou liquidação se for o caso.”
Nadando no oceano azul
Você já ouviu falar da estratégia do Oceano Azul? Este conceito de negócios define que a melhor forma de superar a concorrência é parando de tentar superá-la. A ideia apresentada no livro de mesmo nome incentiva a busca de mercados ainda não explorados, chamados de “oceano azul”. Para entender a metáfora, no oceano azul é possível nadar livremente, enquanto em mercados já saturados (oceano vermelho) não é tão fácil obter destaque.
O conceito foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. Entretanto, você já deve ter percebido que encontrar um oceano azul é uma exceção, mas, a essência da estratégia pode ajudar empresas a se repensarem e a tentarem inovar na sua curva de valor.
Algumas marcas que aderiram à estratégia: Apple, Cirque du Soleil, Uber, YouTube, Alibaba e Wikipedia.
Do mercado de massa para o mercado de nicho
Uma estratégia que tem feito muito sucesso para negócios online é a Cauda Longa. O conceito criado pelo físico Chris Anderson se baseia na regra 80/20, de Vilfredo Pareto. O termo vem do livro “Cauda longa – do mercado de massa para o mercado de nicho” e a regra descrita parte do princípio que 80% dos efeitos são obtidos por apenas 20% das causas. A ideia é direcionar as ações para várias coisas com uma demanda menor, no lugar de investir em poucas coisas com muita demanda. Para Anderson, vender para um elevado número de nichos na cauda, pode ser, economicamente, tão atrativo quanto para o mercado de massa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as estratégias empresariais, é a hora de olhar para a sua empresa e ver se as decisões que você toma são norteados por um planejamento estratégico ou não. A Zimmermann PRO é especialista em traçar planos para negócios que querem alcançar o sucesso, fale com a gente.