Nos últimos dias 03 e 04 de novembro, Florianópolis recebeu mais de 5.000 visitantes para o maior evento de marketing digital do país: o RD Summit, organizado pela Resultados Digitais, empresa que oferece o RD Station, ferramenta de automação de marketing.
Mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais palestraram, na maioria das vezes simultaneamente, em 8 ambientes no Centro de Convenções da cidade, apresentando cases, experiências e melhores práticas com os expectadores.
O público, composto por todas as partes do Brasil – além de alguns visitantes internacionais -, estava muito animado por conhecimento, networking, e para conhecer as ofertas dos expositores.
Todos os temas referentes ao marketing digital foram abordados: SEO, marketing de conteúdo, links patrocinados, conversão, inbound marketing, mídias sociais, planejamento e estratégias, entre outros.
As palestras fizeram tanto sucesso que atraíram filas antes do início de cada uma; com uma agenda organizada, o público trocava contatos nos rápidos intervalos entre conteúdos.
No primeiro dia (03 de novembro), grandes nomes subiram aos palcos: Ricardo Amorim, Sandra Turchi, Rafael Rez, Fernando Kimura e Rafael Damasceno. Neste mesmo dia a Resultados Digitais apresentou as suas novidades, além de um show caprichado, simulando o foguete da empresa fazendo referência ao um crescimento da empresa desde seu início.
Martha Gabriel chegou para animar uma plenária lotada no início do segundo dia (04 de novembro). Oli Gardner, fundador da Unbounce, foi um dos keynotes mais esperado – e, para nossa surpresa, o mais animado. Descobrimos um showman entre nós, com apresentações e algumas frases em português. Durante o dia, o público acompanhou grandes nomes como Camilo Coutinho, Gabriel Costa, Flavia Gamonar e Ana Tex, para finalizar as palestras com o também aclamado keynote de Neil Patel.
As palestras, o networking, a troca de experiências, o conhecer das novidades com certeza animou todos! O sorriso estava estampado em todos os rostos, e o olhar em busca por aprendizado era ansioso.
É claro, não podemos deixar de citar os mais de 60 expositores: além de apresentarem ao público novas soluções, lançamentos, todos capricharam na simpatia, apresentações criativas, jogos e sorteios; tinham muito a ensinar e trocar dicas. As start ups trouxeram várias novidades e experiências diferenciadas para quem passava pelos estandes.
Spoiler alert: o livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI de Rafael Rez, lançado exclusivamente no evento, está superando as expectativas. O buzz foi enorme!
O evento não acabou por aí: como no primeiro dia, o evento foi encerrado com chopp gelado e banda ao vivo. Os mais animados estenderam a comemoração em um evento exclusivo da Resultados Digitais em uma casa noturna da Lagoa, região badalada da Ilha da Magia.
Voltamos para São Paulo com várias dicas, entre elas:
· Use a emoção para causar buzz no conteúdo;
· Foque na experiência do usuário;
· Crie conteúdo que mexa com todos, saindo da mesmice;
· Fique de olho no contexto;
· Foque na qualidade de conteúdo, não na quantidade;
· Tenha como objetivo o engajamento do público.
Depois de dois dias intensos – que cá entre nós, pareceram mais – muitos retornaram para casa, enquanto outros aproveitaram alguns dias de praia. Agora, ficamos na espera. Resultados Digitais, queremos o RD Summit 2017!