O Marketing além da propaganda

O conceito da palavra marketing pode parecer óbvio para um empresário, principalmente, para aqueles que contam com um departamento específico nesta área dentro de suas organizações. Entretanto, o significado deste termo ainda gera confusão e não são raras as vezes em que ele é confundido com publicidade, propaganda, comunicação e até vendas.

O mestre do marketing moderno, Philip Kotler, o definiu como a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro: “Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

No final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos tentavam superar a crise econômica e as indústrias buscavam a qualquer custo vender o máximo possível. Foi nesta época que o marketing começou a ganhar força, mas, ao contrário das estratégias que conhecemos hoje, a maioria das táticas eram baseadas em mentiras para enganar os consumidores. Infelizmente, os truques propostos e utilizadas naquela época fazem com que muitas ações de marketing sejam tratadas com desconfiança até hoje.

O marketing mudou muito desde que P.T. Barnum surgiu com suas técnicas para dissuadir o público em seu livro “The art of money getting”, mas, foi depois do lançamento do livro “A prática da administração”, de Peter Drucker, que a prática passou a ser considerada um investimento por empresários de vários ramos. A Hubspot produziu um infográfico com toda a linha do tempo do marketing, vale a pena conferir.

Marketing: conheça os 4 P’s

Em 1960, Jeromy McCarthy apresentou os pilares de qualquer estratégia de marketing: os 4 P’s. Também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, os direcionamentos levam em consideração as necessidades dos consumidores e a oferta do mercado.

O primeiro P diz respeito ao PRODUTO que é vendido. Ele também pode ser um serviço ou uma ideia. Tudo o que está relacionado com a satisfação do desejo ou da necessidade dos consumidores diz respeito ao P de Produto, como o conteúdo, a embalagem, a forma, a cor e o tamanho.

O segundo P é a PRAÇA, ou seja, onde o seu produto é ofertado. A ideia neste P é observar em que lugar o público-alvo está, seja qual for o ambiente (vale para o digital), para que aconteça a divulgação e distribuição daquilo que será ofertado ao mercado. A logística, as lojas, o armazenamento são partes deste pilar.

O PREÇO é o terceiro P. Embora não seja preciso explicar demais, ele também pode ser entendido como o valor agregado àquilo que será vendido. Este é o único direcionamento capaz de gerar receita, por isso, é baseado em valores financeiros, como gastos, lucro, retornos e descontos.

O último é a PROMOÇÃO que também pode ser entendido como publicidade. Este P se baseia em estratégias de divulgação, a ideia é fazer com que o público-alvo saiba que o produto existe e onde está sendo distribuído. Neste P são observados também os hábitos dos consumidores de forma a ampliar as chances de conversão.

Tipos de Marketing

Você já ouviu falar em Outbound ou Inbound Makerting? Estas duas classificações são maneiras de fazer marketing. A primeira é incisiva e funciona com anúncios, remarketing, telemarketing e a mala direta, por exemplo. Já o segundo desenvolve técnicas a fim de educar e se relacionar com os clientes. Mais recente que a primeira classificação, as marcas ensinam o público-alvo a desejarem um produto ou um serviço, fazendo com que se transformem em consumidores e até “embaixadores da marca”.

Mas o marketing não para por aí, ele ganhou muitas subdivisões: Marketing Direto, Marketing Indireto, Marketing Social, Marketing Digital, Marketing Viral, Endomarketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento, Marketing de Produto e até o Marketing Pessoal.

Seja qual for a modalidade escolhida, alguns pontos são muito importantes para o sucesso de uma estratégia:

  • Ter objetivos claros e metas bem definidas
  • Dividir os planos e se comunicar com a equipe
  • Estar atualizado e buscar as melhores práticas
  • Medir os resultados e analisar se está no caminho certo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing, você pode conhecer o planejamento estratégico desenvolvido pela Zimmermann PRO. Somos especialistas em encontrar soluções inteligentes para empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado.

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