8 Dicas de Marketing para Pequenos Negócios

O número de pequenos negócios aumenta cada vez mais. Os empreendedores estão aproveitando oportunidades de mercado, mas muitas vezes não sabem como apresentar ao mercado o que oferecem. Para ajudar os pequenos empresários, listamos 8 dicas de marketing para pequenos negócios:

1) Deixe claro o que você tem a oferecer

O primeiro passo para conseguir atender às expectativas do seu cliente é deixar claro tudo o que você pode oferecer, seja com a venda de um produto ou serviço. Além disso, deixe alinhado com a sua equipe todos as possíveis dúvidas que os clientes podem ter, pois só conseguimos transparecer credibilidade quando todos passam a mesma informação. Leve em consideração, também, que a comunicação, quanto mais clara e sincera for, mais se tornará um ponto essencial na decisão de compra do consumidor.

2) Entenda o seu público

É fundamental que você possua um grande conhecimento sobre o seu público: O que buscam, quais os seus principais comportamentos, estilo de vida, faixa etária etc . Desta forma, será possível elaborar estratégias de marketing mais específicas e que façam a sua empresa se destacar e tornar-se mais atrativa perante às outras do mesmo segmento.

3) Construa uma marca que reflita o que você oferece, e converse com o seu público

Ter uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar a sua empresa a vender mais, passar credibilidade e, portanto, ser recomendada constantemente para a rede de amigos do seu cliente, o que lhe trará novos clientes sem muito esforço. Por todos estes pontos, vemos que a marca é um dos itens mais valiosos do seu negócio, por isso fique atento à mensagem que ela está transmitindo para o seu público.

4) Capriche no storytelling para ganhar a atenção

O Storytelling é uma ferramenta amplamente utilizada na área do marketing digital, a qual consiste em criar uma história de forma impactante, gerando uma ligação mais emocional entre o cliente e a marca. Ao utilizar uma estratégia de Storytelling em sua marca, você passa a criar uma conexão muito mais forte com o seu cliente e também com o seu potencial cliente, levando toda a sua estratégia comercial a um nível totalmente superior. No exato momento em que isso acontece, a sua marca vende, sem vender.

5) Foque no marketing digital

Podemos afirmar que vivemos em uma era tecnológica, onde cada vez mais as pessoas estão dependentes de seus equipamentos eletrônicos. Por esta razão, a utilização de ferramentas de marketing online é essencial para o seu negócio. Lembre-se: antes de elaborar a sua estratégia de marketing digital é imprescindível que você faça algumas análises, como por exemplo, entender o seu público, traçar o seu principal objetivo, definir os canais a serem utilizados e elaborar um cronograma com todas as ações.

6) Utilize o Inbound Marketing: atraia, não interrompa seu público

O Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo e outras formas de marketing de conteúdo. A comunicação com o cliente passa a ser mais direta, criando assim, um relacionamento muito mais duradouro. Levando em consideração a grande crescente da era tecnológica, invista nestas ações para atrair e, consequentemente, converter este cliente em potencial.

7) Experimente diferentes iniciativas de marketing, e observe como o seu público reage

É importante experimentar diferentes iniciativas de marketing e mensurar o resultado de cada uma delas, pois apenas desta forma você conseguirá chegar naquela que melhor atinge o seu público alvo. Não se preocupe, não há certo ou errado, há apenas a iniciativa que melhor se encaixa ao seu negócio.

8) Tenha paciência. Um negócio de sucesso não é criado da noite para o dia

Todos nós conhecemos cases de sucesso que precisaram fracassar inúmeras vezes até alcançar o objetivo esperado. É necessário ter muita paciência e entender que o caminho até o sucesso é longo e, muitas vezes, árduo, mas no final é recompensador. Enxergue este processo todo como algo enriquecedor, que irá contribuir em uma proporção enorme tanto para o seu crescimento profissional como pessoal. Tempos depois, muitas situações que pareciam ser verdadeiros “vilões”, vão se tornando mais simples e fáceis de resolver, graças à todo este conhecimento adquirido. Então, pense sempre pelo lado positivo.

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