A grande fórmula para alcançar resultados nas redes sociais

Este post foi originalmente publicado no blog da Unbounce Brasil, como Guest Post de Sara Zimmermann.

Vocês pediram, e a gente decidiu contar: a grande fórmula para alcançar resultados nas redes sociais! E é bem simples, vamos lá:

Vamos falar sério! Você achou que fosse fácil? Na verdade, é bem mais fácil do que muita gente acha. Existem muitas opções de redes sociais, sendo as mais famosas o Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat, e a lista aumenta… não existe dúvida que podemos e devemos investir nas redes sociais: mais de 2 bilhões de pessoas no mundo estão presentes em alguma rede social – estamos falando de mais de 70% da população mundial!

E, quando criamos um novo projeto, ou nos inspiramos e trabalhamos em uma nova campanha para um projeto já existente, nos empolgados e começamos a explorar todas as redes sociais com as quais nós estamos mais familiarizados, com as quais nós interagimos mais com o nosso público atual, e seguimos em frente para colher os resultados.

Nesse momento, vale a pausa para a pergunta: será que estou alcançando todos os resultados que eu poderia alcançar nas redes sociais?

Momento da verdade #1 – nós provavelmente sabemos que podemos alcançar mais.

E provavelmente sabemos como. Esperamos pela grande ideia, quando ela já está lá.

Para explicar como chegamos ao máximo dos resultados, ou ao segredo tão bem guardado até agora, vamos à grande fórmula, dessa vez com brincadeiras à parte:

Planejar? Posso ler as mentes dos leitores nesse momento: é claro que eu planejo! Decido o que postar, e posto! Eu inclusive crio os perfis das redes sociais, às vezes contrato ferramentas que programam postagens, ou muitas vezes eu mesmo programo as postagens para os próximos dias! E que planejamento!

Momento da verdade #2 – o breve relato acima não é planejamento. É puro achismo.

E boa vontade, para não deixarmos o esforço de lado. Escolhemos as redes sociais que nós gostamos para deixar nossa oferta presente nelas – e vamos concordar, se a gente gosta, porque o público da oferta não iria gostar? Postamos sem nos preocupar com preferências e comportamentos do nosso público-alvo. Porque é claro que como já definimos as nossas personas, está tudo certo, não é?

Não, não está. A maioria dos profissionais de marketing digital conhece as redes sociais, sabe como postar e pronto! Sem pensar no público, na comunicação integrada, no tom de voz da rede social. É um fato que 8 em 10 internautas brasileiros participam de redes sociais – uma das maiores audiências mundiais! Mas, ainda assim, não sabemos onde esses internautas, e os internautas que queremos atingir, estão!

E, depois de concordarmos que planejamento é necessário e muitas vezes passamos por cima dessa palavra tão conhecida e ao mesmo tempo tão distante, chegamos à questão:

Como fazer o planejamento para redes sociais?

Criei aqui um passo a passo prático e rápido, a ser utilizado como checklist para sua próxima campanha. Divirta-se!

1) Saiba quais são os objetivos e estratégias da sua empresa

Sempre que começar um projeto, entenda as diretrizes estratégicas da empresa como um todo, para todas as ofertas da empresa, e para a oferta específica com a qual você irá trabalhar.

Neste momento, você terá informações valiosas como: boas práticas relacionadas à marca, até onde pode ir, se tem espaço para inovar, se a sua oferta está inclusa em uma campanha de escala maior do que você imaginou… as descobertas são grandes. Esse é um passo indispensável para que você comece com o pé direito!

2) Faça um diagnóstico estratégico

O diagnóstico pode ser breve ou mais profundo, desde um brainstorm até utilizando ferramentas analíticas, para que sejam verificadas as iniciativas e buzz de concorrentes, tendências, oportunidades, ameaças, menções da sua oferta, possíveis influenciadores ou embaixadores da sua marca.

Vale lembrar que, quando falamos de marketing para redes sociais, não podemos esquecer dos importantes quatro Cs: Comunidade, Conexões, Contexto, Conteúdo. Ou seja, mesmo que eles sejam explorados mais para frente, eles não podem ser esquecidos nesse momento.

3) Defina o seu público… e saiba tudo sobre ele para definir suas personas

Esse é o grande momento para buscar informações sobre o seu público, seu comportamento, demografia, interesses e motivações. Tendo todas as informações sobre o seu público, a proposta é partir para a criação de uma persona, ou algumas personas.

Uma persona é um avatar, uma personagem que você cria para descrever um atual ou potencial cliente: o Vitor, a Mariana, ele gosta de sorte de ameixa, ela, de ler livros e raspar o cabelo. E por aí vai… existem diversos criadores de personas que podem ajudar você nessa etapa.

E tudo bem definir 1, 2, 3, 15 personas. O importante é saber que logo mais você vai definir seus objetivos nas redes sociais, e precisa estar preparado para trabalhar com estratégias diferenciadas para cada uma dessas personas.

Essa etapa é extremamente importante para o seu planejamento! Lembre-se: a dica é fugir do achismo. O público pode ser diferente daquele que você acha que é. E conhecer o seu público pode levar você a grandes cases de sucesso!

4) Defina em quais redes sociais as suas personas estão… e aprenda como trabalhar com elas

Não adianta fazer um super planejamento para o Pinterest, se a sua persona está no Snapchat, não é mesmo? Uma vez que você já sabe tudo sobre as suas personas, agora é o momento de estar presente nas mesmas redes sociais que elas, e saber muito bem como cada uma funciona! Pois cada rede social possui um tom de voz, comportamento, trabalha o conteúdo de forma diferente.

#FicaADica: entenda as melhores práticas de cada uma das redes sociais, para saber o básico do que não fazer .

5) Defina objetivos para seu plano de redes sociais

Já tenho o diagnóstico, conheço meu público, já sei em quais redes sociais devo estar e como utilizá-las. Chegou a hora de definir os objetivos para a minha campanha!

Eu particularmente gosto de definir objetivos com a metodologia S.M.A.R.T.

  • Smart = Específico
  • Measurable = Mensurável
  • Attainable = Alcançável
  • Relevant = Relevante
  • Time-bound = Com prazo definido

Os objetivos podem ser diferentes para cada rede social, mas sugiro que você trabalhe com objetivos por campanha, criando dessa forma uma ótima comunicação integrada e atingindo todas as suas personas.

Você pode – e deve – criar objetivos para desenvolver relacionamentos, trabalhar a visibilidade e fortalecimento da sua marca e oferta, divulgar produtos e promoções, sempre com foco na conversão, entre outros.

6) Defina estratégias e planos de ação para cada rede social

Em uma planilha excel, em uma folha de papel, ou utilizando um software mais específico: o importante neste momento é trabalhar nas suas estratégicas e planos de ação para alcançar cada estratégia. Você pode trabalhar com apenas um estratégia, ou dividir o projeto em campanhas. A dica é poder visualizar claramente como criar e manter o relacionamento com as suas personas, sempre com o foco em atingir os seus objetivos!

Algumas questões podem ajudar na definição das estratégias e plano de ação:

  • Quem comunicará?
  • O que será comunicado?
  • Para quem será comunicado?
  • Com que frequência será comunicado?
  • Como será realizado o monitoramento da comunicação – de ambas as partes, empresa e público?

7) Conteúdo, conteúdo, conteúdo

O conteúdo faz parte do seu plano de ação. Mas resolvi dar uma ênfase ao nosso amigo, pois ele é a arma secreta infelizmente muito mal utilizada por diversas empresas. Não se esqueça de planejar o conteúdo!

Algumas dicas para o conteúdo:

  • Você é o que você publica – deixe o mundo saber o que você faz bem!
  • As pessoas querem autenticidade, não rodeios.
  • As pessoas querem participar, não propaganda.
  • As empresas devem atrair pessoas para o processo de compra por meio de um excelente conteúdo online.
  • Marketing é entregar conteúdo para sua audiência no exato momento em que ela precisa.

(Fonte: Livro “The New Rules of Marketing and PR” Robert Scoble)

8) Planeje o monitoramento

Se você seguiu os passos acima, está com o planejamento quase pronto! Mas é importante alertar: o seu planejamento está apenas 50% concluído. Sem planejar como monitorar os seus resultados, você não terá como saber se alcançou os resultados definidos.

Esse é o momento de definir prazos, formas, ferramentas e responsáveis pelo monitoramento.

9) Mão na massa!

Parabéns, o planejamento está pronto! Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e explorar tudo o que foi planejado!

NÃO SE ESQUEÇA DE…

  • Criar um relacionamento memorável com o seu público! Ou seja, estimule interações com o seu público, e esteja sempre pronto para responder às interações.
  • Monitoramento constante… e revisões no plano sempre que necessário! Como qualquer processo, revisões podem e muito provavelmente serão necessárias. E você irá descobrir essa necessidade ao longo do projeto. Esteja atento e pronto para agir.

 

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