O mercado digital oferece muitas possibilidades de empreendimentos, sendo que a porta de entrada de muitos empreendedores é começar com um e-commerce ou marketplace. Mas, é bom lembrar que eles não são sinônimos, pois cada um deles tem suas características e formatos próprios.
Este guia foi criado para orientar os futuros empresários digitais, desde entender as diferenças entre e-commerce e marketplace até escolher a plataforma certa, desenvolver sua estratégia de marketing, configurar uma loja virtual, gerenciar seu negócio e muito mais.
Então, vamos começar e transformar seu sonho em realidade!
O que é e-commerce e marketplace?
Você finalmente está pronto para iniciar seu negócio digital, mas por onde começar? As duas opções mais populares para vender online são as plataformas de e-commerce e marketplace. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas abordagens diferentes e descobrir qual é a melhor para as necessidades do seu negócio.
Uma plataforma de e-commerce é uma loja na internet onde os clientes podem comprar produtos diretamente do seu site. Por outro lado, um marketplace é uma plataforma, também na internet, onde vários vendedores vendem seus produtos. Os marketplaces recebem uma comissão em cada venda realizada em sua plataforma, enquanto as plataformas de e-commerce exigem o pagamento de uma taxa mensal.
Como escolher entre os dois?
Considere o tamanho da empresa, seu orçamento e o quanto de controle você deseja ter sobre seu negócio online. As plataformas de e-commerce oferecem mais controle, mas as plataformas de marketplace oferecem mais tráfego e podem ajudar no reconhecimento da marca.
Depois de decidir qual formato é o mais adequado, é hora de pensar na plataforma específica que será necessária. Procure uma plataforma que se encaixe no seu orçamento, tenha uma interface amigável, permita personalização e tenha um excelente suporte ao cliente. Ou seja: escolher entre e-commerce e marketplace será baseado nas necessidades e objetivos do seu negócio.
Depois de decidir e escolher uma plataforma adequada ao orçamento, que seja fácil de usar e tenha excelente suporte ao cliente para alcançar o sucesso em sua jornada de negócios online, chegou a hora de conhecer as áreas-chave para garantir um bom lugar no mercado e na mente dos consumidores.
Conhecendo o mercado
Conhecer (e entender) o mercado é um passo essencial antes de iniciar qualquer empreendimento. Parece óbvio, mas muita gente pula algumas etapas e compromete todo o processo. É fundamental realizar uma pesquisa de mercado, pois ela fornecerá informações valiosas sobre a concorrência, produtos e possíveis oportunidades para o seu negócio.
Com ela, é possível identificar o nicho de mercado que vai permitir que você se concentre em atender às necessidades específicas do público-alvo. Outra etapa é determinar as personas. Conhecer seu cliente ideal significa entender os problemas e dores, principalmente, como sua empresa/produto pode resolvê-los.
Tenha em mente que o mercado é dinâmico e esses aspectos podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é fundamental manter-se atualizado com as mudanças de mercado e novas tecnologias, para fazer os ajustes apropriados e em tempo hábil, para não perder oportunidades e vendas. Um exemplo que ocorre bastante: o nicho de mercado pode se tornar saturado com o tempo e quantidade de lojas e ofertas, isso exige ação e adaptação rápidas do seu negócio.
Desenvolvendo sua estratégia
Esta é a hora de colocar a mão na massa e a cabeça para pensar em como conquistar e fidelizar seus clientes no mundo virtual. Criar um plano de negócios bem estruturado, que contenha desde a identificação do nicho de mercado até a definição do preço de venda, vai encurtar muito o caminho.
É preciso planejar suas ações de marketing digital, como SEO, PPC (pay per click), mídias sociais e até mesmo a possibilidade de contratar influenciadores. As estratégias precisam criar um diferencial competitivo para atrair o público-alvo e diferenciar-se da concorrência. Também é o momento de definir o preço de venda que seja competitivo e traga o retorno esperado para o empreendimento.
O plano de negócios sólido e as estratégias de marketing bem planejadas vão preparar o empreendimento, seja como e-commerce ou marketplace.
Dica da especialsta:
Acompanhe as tendências do mercado e, sempre que necessário, ajuste suas estratégias de acordo com as necessidades do seu negócio.
Configurando sua loja virtual
Essa é uma etapa mais técnica e, dependendo do conhecimento e proximidade com a tecnologia, será preciso buscar ajuda técnica. Inicialmente, é preciso escolher um nome de domínio e um serviço de hospedagem para o site. Esse nome deve ser de fácil memorização para que os clientes o encontrem com facilidade nos mecanismos de busca, como Google, Bing, Edge, entre outros, ou o digitem diretamente.
Para os serviços de hospedagem do site, é preciso escolher um provedor que tenha capacidade de suportar o tráfego do seu site, com possibilidade de ampliação, conforme o número de clientes e compras forem aumentando. Também é preciso projetar a loja online para que tenha um layout amigável, fácil de navegar e visualmente atraente para os clientes.
Ter e manter uma identidade visual consistente em todo o seu site e usar imagens e informações relevantes dos produtos são fatores que ampliam a experiência do usuário e são determinantes para conseguir o volume de vendas sempre em crescimento. A sigla UX, em inglês, significa User Experience, que em tradução livre, podemos dizer experiência do usuário. Esse é um conjunto de estratégias com objetivo de oferecer uma experiência agradável e positiva aos usuários de serviços ou produtos digitais.
O pagamento
É fundamental configurar os métodos de pagamento e oferecer uma variedade de opções para atender às preferências dos seus clientes, incluindo cartões de crédito e débito, Pix, PayPal e outros serviços de pagamento digital. O pagamento facilitado reduz a taxa de abandono de carrinho e, por consequência, amplia o número de vendas bem-sucedidas e clientes satisfeitos.
Para gerenciar as operações da loja virtual de forma eficaz, o indicado é integrá-la ao sistema ERP, que permite gerenciar estoque, vendas e outras funções do empreendimento. A automação do atendimento com um chatbotchatterbot também é indicado para dar respostas com agilidade aos clientes.
Utilize a tecnologia para otimizar as operações e melhorar a experiência do cliente.
Gerenciando o negócio
Depois de criar as estratégias (e colocá-las em ação) e configurar e-commerce ou marketplace, chegou a hora de comandar o show como um maestro. Desde o início dos trabalhos, as áreas-chave que precisam ter a atenção especial do empreendedor:
Estoque: Acompanhar os produtos que ficam muito tempo em estoque é fundamental para evitar prejuízos.
Logística: Toda atenção aos seus parceiros logísticos para que os clientes recebam seus pedidos no prazo.
Atendimento ao cliente: Pode fazer ou quebrar um negócio próspero.
Finanças: Acompanhar os recursos financeiros, de tempo e de pessoal do empreendimento ajuda a evitar gastos excessivos.
Tecnologia: Uma empresa digital depende integral e totalmente de um serviço excelente de tecnologia – desenvolvimento, manutenção e equipamentos.
Dica da especialsta:
Não hesite em procurar ajuda especializada ao perceber que não encontra soluções para os problemas do dia a dia. Ao contrário do que diz o “mantra” que circula no mercado ao afirmar que o “empresário é um solitário”; empreender nunca é estar sozinho, pois existem parceiros comerciais, mentores, tutores e serviços de consultoria.
Conclusão
Iniciar um e-commerce ou marketplace requer compreensão do mercado, desenvolvimento de uma estratégia, configuração tecnológica da loja, gerenciamento do negócio e acompanhamento de métricas de desempenho. Para iniciar um e-commerce ou marketplace, conte com a Consultoria Online em Marketing Digital da Zimmermann PRO. Em 35 dias, seu projeto estará pronto para ser lançado e você alcançará o seu potencial em Marketing e Vendas.
É uma jornada desafiadora, mas com planejamento adequado e execução eficiente, é possível transformar o empreendimento online em um sucesso.