Quer melhorar a sua performance, atingir melhores resultados, projetar a sua marca, fidelizar e ganhar novos clientes? A sua empresa está preparada tempos de concorrência acirrada e consumidores cada vez mais exigentes? O “pulo do gato” pode estar na escolha das melhores estratégias e no entendimento das ferramentas capazes de potencializar o seu alcance no mercado. Na esfera das ações estratégicas mais eficazes e utilizadas no momento, o Inbound Marketing e o Marketing de conteúdo despontam como fortes aliados na busca por sair na frente e garantir um lugar ao sol no universo corporativo. Contudo, não é muito difícil encontrar pessoas que confundem as definições e utilizações das duas técnicas. Você sabe a diferença do Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Se você acredita que Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes, chegou a hora de avaliar o alcance estratégico de cada ferramenta com o propósito de entender qual solução será a mais indicada para “remediar” as dores do seu cliente ou do seu próprio negócio. Antes de mais nada, vale ressaltar que as duas estratégias caminham lado a lado, em plena sintonia e sinergia, uma apoiando e respaldando os objetivos da outra. Em vias gerais, o Inbound Marketing apresenta-se com maior abrangência e amplitude no olhar estratégico enquanto o Marketing de Conteúdo aplica-se como um braço de apoio da primeira situação, sendo essa a principal diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Como o Inbound Marketing pode agregar no seu negócio?
É preciso analisar o Inbound Marketing sob uma ótica de planejamento completo, de acordo com objetivos pré-estabelecidos, que vão ao encontro de resultados mais robustos, consistentes e duradouros. Em uma livre tradução, Inbound Marketing, em português pode ser contemplado como Marketing de Atração, caracterizado por reunir quatro fases pensadas em tornar o caminho de compra mais assertivo e rentável. No escopo desta técnica encontramos a atração, conversão, fechamento e encantamento, sendo esta última fase aquela destinada a fidelizar o seu cliente e fazê-lo continuar no seu negócio, consumindo o seu produto ou serviço.
O que é Inbound Marketing?
As quatro etapas do Inbound Marketing devem ser trabalhadas e estruturadas, dentro de um planejamento estratégico, como uma “caminhada” do cliente rumo ao produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Vale lembrar que vivemos tempos de forte poder de barganha do consumidor e de múltiplas possibilidades dentro de um mesmo segmento, logo, a arte de atrair precisa ser legítima, respeitando as necessidades, bom senso e inteligência das pessoas impactadas com as ações.
Uma vez que você entende em qual estágio encontra-se o seu cliente em potencial, basta atraí-lo da maneira correta, com o tom de voz necessário para o momento e necessidade vivida e, ao passo que esta pessoa for avançado na trajetória que o liga a fechar o negócio com a sua empresa, articule mudanças no posicionamento estratégico de acordo com aquilo que deseja atingir. Em outras palavras, não desperdice tempo com ações típicas de fechamento de vendas para alguém que pouco sabe da sua existência no mercado ou ainda precisa de dados, informações e detalhes que agreguem a credibilidade necessária para que ela analise se precisa ou não daquela oferta.
No caminho que separa e interliga as quatro fases do Inbound Marketing, algumas estratégias reforçam o potencial desta ferramenta: a criação de personas, para segmentar o seu público-alvo e entender as necessidades de cada um; o monitoramento amplo de insights e reações a partir dos estímulos oferecidos em cada fase; análise e gerenciamento de conteúdo relevante e personalizado; entre outras diversas ações que ampliam o potencial de resultados da sua marca, produto ou serviço.
Na difícil missão de criar autoridade, respaldar decisões do cliente, informar e formar um público-alvo propenso a consumir a sua oferta, o Marketing de Conteúdo surge como um suporte imbatível, capaz de encurtar as distâncias que levam ao caminho dos vencedores.
O que é Marketing de Conteúdo?
Uma estratégia poderosa para geração de vendas. Consiste em encantar o cliente com conteúdos interessantes, capazes de atrair a atenção do seu público-alvo para a marca e despertar o desejo de compra. O Marketing de Conteúdo tem o poder de engajar e gerar uma rede de pessoas interessadas no produto, filosofia ou atributos oferecidos pela sua marca.
Conteúdos de relevância, qualidade, personalizados e com a permissão do destinatário fazem parte das premissas que embasam o Marketing de Conteúdo. Para sair na frente com esta ferramenta é preciso “equalizar” os objetivos – tal estratégia vai muito além do forçar uma venda ou simplesmente vender um produto. É um processo de encantamento, que reforça ou cria sonhos, expectativas, necessidades a partir de um relacionamento mais estreito e específico.
Bons conteúdos, que entregam valor, soluções, informação e formação são amplamente viralizados e pulverizam a sua marca na rede. Esta relação de interesse se dá a partir de uma autorização simbólica concedida pelas suas personas. Elas manifestam a vontade de saber mais sobre algo ou pesquisar sobre alguma funcionalidade específica de um produto e, indo ao encontro deste ímpeto, surge o conteúdo produzido pela sua empresa, respondendo àquilo que a outra ponta solicitou.
Seja para fidelizar uma carteira de clientes, reter ou atrair novas possibilidades aposte em inovação, pioneirismo, criatividade e no relacionamento com o seu cliente. Entenda o porquê e para quê produzir determinado conteúdo, que tipo produzir, com qual frequência, para quem, etc, para não desperdiçar tempo e dinheiro com ações pouco respaldadas em planejamento e foco naquilo que realmente interessa.
A relação complementar entre o Inbound Marketing e o Marketing de conteúdo é o caminho para atingir melhores resultados, aumentar suas vendas, gerar autoridade e reforçar a sua imagem no mercado. Quer saber mais o alcance destas técnicas? Fique de olho nas nossas postagens e descubra como atrair, fidelizar e gerar uma legião de fãs da sua marca.