Ela é a “bola da vez” e todos só falam em como alcançá-la. A conversão tem sido tema de vários estudos ao redor do mundo, principalmente quando falamos no contexto de marketing digital. A arte de converter exige atenção, olhar estratégico, uma pitada de vanguarda e muita pesquisa sobre o público alvo de uma marca, produto ou serviço. E, parafraseando John Munsell, “se o conteúdo é rei, a conversão é a rainha”.
Afinal, o que é conversão?
O meio digital batizou o termo conversão como resultado de esforços e estímulos voltados para uma audiência específicas, que culminam em vendas. Uma trajetória pautada em estratégias personalizadas, de acordo com o nível de interesse do receptor.
Antes de mais nada é preciso entender que, a tarefa de aumentar os indicadores de vendas passa por uma preparação, muitas vezes árdua, que une conceitos de inteligência de mercado, técnicas consagradas de marketing digital e as premissas, já citadas em artigos anteriores, do Inbound marketing. Em outras palavras, vender mais não é para qualquer um: o desafio está lançado. A sua empresa está preparada para turbinar resultados e aumentar as vendas?
Um bom estrategista precisa estar de olho nas métricas. Não há como encarar o desafio de vencer se não analisarmos, em tempo real, os resultados das propostas colocadas em prática. Aliás, a dica de ouro é: revisar o planejamento estratégico constantemente. Se o seu time está ganhando, não hesite em fazer alterações para realizar a manutenção desta condição vitoriosa.
Tome nota: Você pode dizer que converteu quando recebe o e-mail de um visitante, através de cadastro no seu site. O mesmo ocorre quando o mesmo faz o download de algum material produzido com este fim, seja um e-book, um infográfico ou um guia. Em síntese, você converte quando desperta a atenção de um desconhecido, que, em contrapartida, manifesta-se propenso a ouvir a sua mensagem de maneira personalizada. A partir desta conversão, com a chamada “base de leads”, você pode nutrir as expectativas desta audiência, sanar as dores de cada visitante e fazer com que esta pessoa caminhe na Jornada de Compra, dentro dos estágios do Funil de Vendas. O segredo de vender mais consiste em concentrar esforços na busca por leads qualificados, ou seja, pessoa que têm o perfil esperado pela sua oferta. Esta missão vai demandar muita inovação, criatividade e paciência atingir os resultados esperados.
O caminho das pedras para uma conversão efetiva
“Tentar aumentar as vendas simplesmente trazendo mais tráfego para um site que tenha baixa taxa de conversão é como tentar manter cheio um balde que vaza colocando mais água ao invés de tapar os buracos.”. A citação de Bryan Eisenberg evidencia um novo olhar sobre a dobradinha: tráfego x conversão. Afinal, queremos qualidade e não quantidade, certo?
Quer vender mais, para um público realmente interessado em adquirir seus produtos e serviços? Quer converter com a eficácia que a sua empresa precisa para alavancar resultados? Então, aqui vão algumas dicas para facilitar este caminho:
- Conversão social: quando o visitante é convidado a compartilhar um determinado conteúdo em suas páginas pessoais, como contrapartida para adquirir algum item produzido pela sua marca. Este processo tem gerado um bom engajamento e alcance positivo para quem aposta em relevância e inovação na entrega da produção.
- Campanhas de e-mail marketing são excelentes portas de entrada para novos visitantes e possíveis leads. Invista nas chamadas para a ação, com o oferecimento de e-books ou conteúdos exclusivos via download a partir desta mídia. Lembre-se de falar com quem tem um interesse mínimo na sua oferta.
- As landing pages são as “queridinhas” da conversão. Estas páginas extras que direcionam o visitante para uma oferta ou conteúdo relevante conferem um potencial de conversão testado e comprovado no mercado. Contudo, devido ao uso constante pela maioria das empresas, tal estratégia deve ser utilizada com critério e assertividade.
- As headlines também são excelentes ferramentas de conversão. Elas otimizam o processo e evidenciam aquilo que a sua marca oferece. Em tempos de acúmulo de informações, ir direto ao ponto pode ser um atrativo.
- Conteúdo audiovisual desponta, cada vez mais, como um caminho certeiro em busca da conversão. Aposte em vídeos e imagens que conversem com o lado emocional da audiência. Cativar o seu público-alvo torna-se algo muito mais simples quando você consegue comunicar-se com a sua bagagem cultural, sentimental e emotiva.