Posso afirmar que pelo menos 90% dos leitores deste artigo já ouviram falar da expressão “Marketing Digital“. E, se mais de 40% das pequenas empresas do estado de São Paulo já atuam com alguma iniciativa de Marketing Digital, podemos concluir que os empresários estão aprendendo a explorar seus benefícios, certo?
Errado. O Marketing Digital, ou as iniciativas do marketing online dentro de todas as possibilidades que o marketing oferece às empresas, é muito pouco, ou quase nada, explorado pelos empresários. Menos que 32% das empresas do país possuem sites institucionais. Menos que 57% estão presentes em alguma mídia social.
E é exatamente aí que entra a questão mais importante abordada neste artigo: esse é apenas o começo do mundo digital a ser explorado.
Ou seja, a maioria dos empreendedores acreditam que ter um site e criar um perfil em uma mídia social é trabalhar o marketing digital das suas empresas.
Meus caros colegas que possuem uma ou mais empresas, chegou a hora da verdade: esse é apenas o início das suas possibilidades. E um início que precisa ser planejado para que o seu público seja atingido.
Deixe que o seu público encontre você
No mundo digital, o seu público pode ser encontrado de diversas formas, e ele pode e quer encontrá-lo também de diversas formas:
- Nos buscadores: Google, utilizado por mais de 90% da população brasileira;
- Nas diferentes mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, Periscope, SnapChat, entre várias outras;
- Via e-mail: o público não quer spam, mas quer receber informações de seu interesse na sua caixa de entrada, visitada diariamente por 82% dos brasileiros;
- No seu site: para entender exatamente o que oferece, através do seu conteúdo;
- Em sites de referências da área: sites de associações, como o da ACI Campinas, entre outras;
- Em sites de opiniões e/ou reclamações: como o Reclame Aqui, para saber a real experiência de outros clientes com a sua marca;
- Aplicativos;
- Entre outros canais.
E, para que você seja encontrado, você precisa trabalhar a sua estratégia digital, conteúdo, SEO (Search Engine Marketing), inbound marketing, automação de marketing, atendimento online, e a lista continua…
Minha intenção não é assustar você, caro leitor, e listar tudo o que você não está fazendo. Minha intenção é apresentar um mundo de possibilidades digitais muito possivelmente não exploradas pela sua empresa, e fazer com que você queira arregaçar as mangas e testar esses novos pontos de contatos digitais com o seu público, e que podem trazer resultados ainda mais sustentáveis para a sua empresa.
O Marketing Digital deve trabalhar a sua oferta diretamente para o seu público, aonde ele está, da forma como ele prefere. Ele oferece diversas possibilidades às empresas, e na maioria das vezes resultados muito mais assertivos do que o marketing tradicional.
Você está pronto para ajudar a sua empresa utilizando as ferramentas do Marketing Digital?