Atualmente, o Instagram é um dos aplicativos mais populares do Brasil e do mundo. Ele é uma rede social na qual o usuário rola o feed de notícias para ver fotos e vídeos das pessoas a quem segue, onde a característica que mais chama a atenção é o foco, voltado ao conteúdo visual.
-
- Localização e tags que engajam: Coloque a sua marca em evidência acrescentando a localização do seu negócio na sua conta no Instagram. Essa estratégia auxilia na divulgação espontânea da sua empresa. O mesmo vale para tags próprias que poderão servir de elemento de busca para seus seguidores e a criação de um “álbum personalizado”, a partir desta pesquisa, só com posts relacionados a sua marca.
- Criatividade e tom de voz nas postagens: seja autêntico e não copie a concorrência. Os usuários do Instagram tendem a rejeitar e denunciar cópias e tentativas de plágio. O resultado pode ser um Marketing negativo para a marca. Encontre o perfil ideal para as suas postagens, as imagens adequadas para a sua proposta e a maneira como vai se dirigir aos seus seguidores.
- Estimule a interatividade: o Instagram é uma excelente oportunidade para promover aquilo que chamamos de “Call to action”, a chamada para a ação. Você pode instigar, estimular e convidar seus seguidores a interagirem, compartilharem seus posts e participarem de campanhas e promoções, gerando um maior alcance da sua marca, amplificando seus resultados e aumentando o número de seguidores qualificados.
- Hashtags que vendem: Encontre o equilíbrio na hora de inserir #s (hashtags). Busque palavras relevantes, que façam sentido dentro do seu universo. Cuidado com o excesso e hashtags e com o ímpeto de escrever conteúdo através delas, descaracterizando a sua utilização.
- Seguidores Qualificados: Não caia na tentação de inflar o seu perfil no Instagram com seguidores que não comprariam a sua ideia, produto ou serviço. É interessante assumir esforços para segmentar essa audiência e conduzir as postagens de forma a filtrar o seu público-alvo, garantindo potencial de conversão de vendas.
- Gerencie resultados: Monitore a sua marca através de pesquisa de hashtags e pesquisa sobre o que os usuários estão falando sobre a sua empresa. Crie relatórios, ações estratégicas, boas práticas pautadas neste diagnóstico. Analise seus concorrentes e estabeleça uma boa presença digital para fortalecer o
seu negócio. - Divulgue seu perfil de Instagram: eleve o alcance da sua marca e divulgue sua conta em outros canais: blogs, sites, redes sociais. Uma excelente maneira de atrair a atenção para o seu perfil e fomentar o engajamento.
- Posts Patrocinados: É possível otimizar seus resultados a partir de patrocínio dos posts, impulsionando suas publicações para um maior alcance e visibilidade entre os seguidores da marca. Contudo, tenha em mente que, um post patrocinado no Instagram requer criatividade e assertividade. Ele deve ser baseado num estudo sobre o seu público-alvo e a maneira correta de enviar uma mensagem até ele. Crie campanhas de acordo com o seu mercado, seu orçamento e a sua realidade dentro do negócio.