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Tendências do Marketing Digital para 2017

Listamos aqui as sete tendências que mais chamam a atenção para 2017 no marketing digital:

1) Vídeos

Até 2020, 82% da comunicação direta nas mídias sociais será realizada através de vídeos. O YouTube já é a segunda mídia social mais acessada no mundo. As atualizações dos algoritmos e esforços de marketing do Facebook e Instagram também apresentam os esforços destas tecnologias em acompanharem esta tendência. O vídeo substitui o texto cada vez mais, por apresentar um formato de consumo fácil e rápido.

2) Live Streaming

A crescente demanda por vídeos traz a segunda grande tendência: o investimento em “lives”, vídeos ao vivo disponibilizados nas mídias sociais. O “live streaming” está se tornando cada vez mais importante no Facebook, no YouTube, e, também, no Instagram e Twitter. O Facebook Live, lançado em 2016, traz a proposta de mensagens mais genuínas, e estima-se que estas experiências gerem dez vezes mais comentários do que os demais vídeos na mídia social.

3) Mobile

Em 2016, o tráfego na internet através de dispositivos móveis ultrapassou o tráfego iniciado por desktops. Estima-se que, até 2020, o tráfego gerado por PCs represente apenas 29% do tráfego total. Isso significa que as marcas e empresas que ainda não adaptaram suas estratégias para o mundo mobile já estão atrasadas. Atendendo a este comportamento, é necessário criar versões mobile de e-commerces, sites responsivos, aplicativos, e demais experiências diferenciadas, além de rápidas.

4) Comunicação com Prazo de Validade

O Snapchat, mídia social que chama a atenção por compartilhar vídeos e fotos que se autodestroem depois de vistas ou depois de 24 horas da publicação, já é utilizado por 57% dos internautas brasileiros. O Instagram Stories, que apresenta o mesmo prazo de validade para as imagens e vídeos, já conquistou 100 milhões de usuários no país – dois terços do público Snapchat. Com o sucesso destas mídias, o Facebook e WhatsApp já estão oferecendo recursos semelhantes, de forma a explorar a demanda crescente do público online.

5) Realidade Virtual

A realidade virtual veio para ficar. Através do Oculus Rift, ou até dos vídeos 360o do Facebook, já foram criadas diversas opções de experiências VR (virtual reality) para muitos mercados, como por exemplo, o de educação e o de games. Centenas de desenvolvedores estão investindo em jogos, aplicativos, animação, vídeos, entre outras oportunidades. Com um headset e uma conexão à internet, você pode experimentar estar em outro lugar, sem estar fisicamente lá.

6) Inteligência Artificial

Você já imaginou-se conversando com o Watson, famosa tecnologia de AI (artificial intelligence) da IBM? O buzz sobre IBM é grande, e apresenta parte da tendência. Em 2017, devemos ser apresentados a novidades na indústria de automação, segurança e administração de dados, além de progressos na linguagem, através de reconhecimento de voz e imagem. As expectativas sobre esta tendência são grandes, bem como os desafios.

7) Inbound Marketing

O Inbound Marketing, termo desenvolvido e trazido ao mercado pela empresa Hubspot (EUA), é utilizado por profissionais de Marketing e Vendas há mais de dez anos. Entretanto, suas iniciativas ficaram mais conhecidas no Brasil em 2016, e devem ser ainda mais utilizadas em 2017 no país. A metodologia de Inbound Marketing apresenta quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar, todas focadas no cliente, desde a apresentação de seu problema a ser resolvido, até a possibilidade de tornar-se um advogado da marca.

E você, sugere outras tendências?

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