Você é um novo empreendedor, criando soluções para problemas atuais e abrindo a primeira empresa? Ou um empreendedor que está na ativa há mais tempo, no mercado talvez há cerca de 40 anos, com a mesma, ou a segunda, ou a terceira empresa?
Em ambos os casos, e no caso de todo microempreendedor, empreendedor individual, sócio de uma simples, pequena, média, grande, nacional, internacional, e por aí vai, empresa… Todos vocês já se perguntaram sobre a importância do olhar estratégico sobre a sua organização – ou #ficaadica, deveriam ter se perguntado.
Vamos trabalhar com uma explicação prática: para que a sua organização no mínimo sobreviva, e se possível prospere no caso de você aproveitar todas as suas forças e oportunidades existentes, trabalhando suas fraquezas e ameaças do mercado, você precisa pensar estrategicamente.
Você precisa ter um olhar estratégico em relação aos seus objetivos, plano de trabalho, gestão de pessoas, fluxo de caixa, investimentos, marketing, desenvolvimento de produtos e serviços, oferta dos mesmos ao mercado, vendas, planejamento futuro – o futuro planejado que para alguns é de semanas, e para outros, de anos – enfim, as iniciativas de inteligência estratégica, básicas ou avançadas, no conhecimento difundido até hoje, práticas ou teóricas, levam você a um crescimento sustentável.
Crescimento sustentável que pode ser trabalhado e desenvolvido estrategicamente para que seja alcançada a melhor vantagem competitiva, os melhores resultados, a melhor eficiência do seu time e da sua empresa.
Falando em termos práticos, no último ano o time da Zimmermann PRO trabalhou em uma revisão estratégica de uma empresa que faturava R$10 mil mensais, e de outra que faturava R$200 mil mensais, e em ambos os casos o ROI nos 6 meses subsequentes já havia aumentado cerca de 140%. Isso na nossa última avaliação. Cá entre nós, esse número é baixo. Nossa expectativa é um aumento de mais de 200%, mas não podemos esquecer que depois das implantações, resultado da revisão estratégica, estamos buscando resultados não apenas a curto prazo, mas também a médio e longo prazos.
Enfim, um olhar estratégico pode ser realizado interna ou externamente à empresa. Nosso time é muitas vezes contratado para trazer o olhar externo em forma de Consultoria de Planejamento Estratégico. Seja esse olhar interno ou externo, ele é fundamental para que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere, alcançando seu potencial máximo no mercado em que atua.
Abraços e até a próxima!