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Planejamento estratégico: o futuro da sua empresa

Todo empreendedor abre um negócio pensando no sucesso, caso contrário, não optaria por um caminho tão desafiador. O problema é que muitas vezes toda a energia está concentrada em vender, entregar e sobreviver. A atividades consideradas menos importantes e não urgentes são deixadas de lado e, com isso, os bons resultados de médio e longo prazo ficam cada vez mais distantes. Muitos empresários acreditam que o planejamento estratégico só é realizado por grandes empresas ou em momentos específicos, como num reposicionamento de mercado, porém, poucos sabem que ele é extremamente vantajoso para gestores que buscam mais tranquilidade no negócio.

Quando se busca um objetivo é preciso traçar o melhor caminho a fim de nortear todo o processo, pois sem esse direcionamento sua empresa pode se transformar em um trem descarrilhado. Um bom planejamento ainda pode ajudar micros e pequenos negócios a abrir vantagem contra os concorrentes, ainda mais se esses só se preocupam em sonhar com o futuro e se esquecem de propor mudanças tangíveis no presente.

Mito ou verdade?

Se existem tantas vantagens, por que o planejamento estratégico ainda é deixado de lado por alguns empreendedores?

Uma das principais queixas dos empresários é o tempo que se leva para um planejamento ficar pronto. De fato, é preciso mais do que uma reunião para traçar futuro da sua empresa, mas o processo pode ser mais rápido do que se imagina. Reunindo as informações necessárias, estabelecendo metas e reconhecendo os indicadores, o tempo gasto fazendo o plano será compensado, pela diminuição das falhas, do retrabalho e do desperdício.

Outra preocupação dos gestores é o valor do investimento. Mas, ao contrário do que se pensa, é possível encaixar este trabalho no orçamento de uma empresa de pequena, médio ou grande porte. Vale ressaltar que preço cobrado pelo profissional responsável por este direcionamento pode variar de acordo com o tamanho do negócio.

O ceticismo também é um desafio para o pensamento estratégico. Alguns gestores costumam afirmar que o planejamento não reflete a realidade do negócio e o mercado em que a empresa está inserida, sob a justificativa de que o consultor é alguém externo e que, portanto, não conhece aquele universo.

É importante saber que existem “profissionais” que prometem muito mais do que conseguem cumprir e entregam direcionamentos sem o menor fundamento, normalmente, utilizando ferramentas da moda. Entretanto, o trabalho sério e dedicado reflete com clareza o ambiente empresarial, assim como o universo em que o negócio está inserido, e por isso, é confiável. Mas se você ainda estiver em dúvida, veja o passo a passo que a Endeavor Brasil sugere para empreendedores que desejam começar a planejar o futuro.

Etapas do Planejamento Estratégico

O primeiro passo de um direcionamento empresarial deve ser a análise interna. Todo negócio precisa de uma identidade organizacional, e isso faz com que os colaboradores, parceiros e clientes se lembrem o motivo pelo qual estão se relacionando de alguma forma com a sua empresa. Três pilares são as bases dessa identidade: Missão, Visão e Valores. A Missão é razão pela qual sua empresa existe; a Visão é o que a sua marca deseja ser; e os Valores são os princípios que guiam o seu negócio na jornada pela conquista da Visão. 

A segunda análise do processo é externa, pois sua empresa precisa saber onde ela está inserida e todos os fatores que podem influenciá-la de alguma forma. Neste ponto serão levados em consideração tanto questões econômicas e socioculturais, como questões relevantes ao microambiente em que o negócio está inserido, por exemplo: fornecedores, clientes e parceiros.

Depois de analisar o seu negócio e os fatores externos, é o momento de fazer uma avaliação quantitativa do mercado afim de conhecer melhor a demanda. Concluído este ponto, o profissional responsável pelo planejamento estratégico irá usar ferramentas de diagnósticos, como a matriz SWOT para definir as forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa.

Desta forma é possível construir e visualizar um mapa estratégico da marca composto por metas, objetivos e indicadores, e a partir dele traçar um bom plano de ação. E lembre-se, não é a quantidade de ações que garantirá o sucesso do planejamento. Na verdade, é impacto dessas ações nas metas e indicadores, por isso, o controle e o monitoramento do plano são extremamente importantes, principalmente, para que a empresa se sinta segura na tomada de decisão.

A Zimmermann PRO é especialista em auxiliar empresas nesta jornada. Entre em contato e descubra como o futuro da sua marca pode ser ainda mais promissor.

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