fbpx

Como o Marketing Digital impacta o Agronegócio

O marketing digital oferece técnicas e ferramentas para desenvolver qualquer segmento, inclusive o Agronegócio, que vem apresentando tímido progressos na área. Todas as iniciativas de marketing digital podem ser utilizadas para aumentar a demanda do setor em questão.

Utilizando técnicas de SEO (Search Engine Marketing), marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros, a empresa inserida nele pode explorar seu potencial de venda, apresentando ao público a sua oferta e como ela pode atender às demandas específicas.

Segundo pesquisa realizada pela a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), apenas 3% dos empresários e produtores rurais acessavam a internet na década de 90. Porém, em dez anos, esta porcentagem saltou para 40% (4 em cada 10 profissionais da área acessam a internet e mídias sociais) e deve continuar aumentando nos próximos anos.

Tendo isto em vista, Bernhard Kiep, especialista em agricultura digital, afirma que “vai acontecer com a agricultura digital o mesmo que aconteceu com a própria Internet em meados de 2000/2001, quando ocorreu a falência de diversas empresas. É um período de depuração”. Atualmente, o Brasil possui cerca de 70 empresas de agricultura digital, apresentando crescimento de 70% entre os anos de 2015 e 2016. Estas empresas, focadas em desenvolvimento tecnológico, apresentam iniciativas de marketing digital mais avançada, uma vez que possuem cultura mais alinhada ao mundo digital.

Os profissionais da área já perceberam a importância da internet para seus negócios, mas na maioria das vezes não sabem como aproveitar as tendências. Estes podem criar conteúdo técnico para seu público-alvo, atrair sua atenção, educá-lo, gerar sua confiança, gerar vendas, e torná-lo fiel à marca – o exato processo de Inbound Marketing. Para isso, ainda precisam enfrentar a administração das empresas do segmento, e explorar novas formas de comunicação.

Segundo Miguel Cavalcanti, CEO da Beefpoint, o marketing no agronegócio ainda foca apenas na qualidade do produto, quando poderia explorar novas formas de atração do público: “vejo uma grande oportunidade de mostrar na prática o benefício que o cliente vai ter ao consumir um produto sustentável. É preciso conseguir isso da maneira adequada”. Utilizando as ferramentas digitais para explorar esta demanda por um marketing mais assertivo, novas oportunidades de negócios podem ser criadas.

Este conteúdo faz parte do Boletim MarkEsalq, escrito pela autora.

Comente

ENVIAR MENSAGEM
Estamos on-line!
Zipro - Mensagem
Olá, como podemos te ajudar?