O que é acessibilidade?

Acessibilidade é definida como “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transportes e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação” (Decreto Federal n 5.296, de 2 de dezembro de 2004).

Neste conceito abrangente de acessibilidade, percebemos o quanto o termo não refere-se apenas a criar maneiras para que um cadeirante, por exemplo, possa se locomover melhor no espaço urbano ou em um estabelecimento comercial, mas que acessibilidade é, sobretudo, comunicação, informação e, participação social em sua amplitude.

Transformar o espaço social em acessível significa melhorar a convivência entre pessoas (sejam elas deficientes ou não) e ainda, proporcionar harmonia de pessoas com o tudo àquilo as cercam. Uma maneira de fazer tudo isso é: aperfeiçoar a comunicação. Comunicar e socializar tornam-se habituais quando encontramos meios de efetuar tais ações.

Para ser acessível é preciso comunicar a todos. A socialização e a cidadania acontecem através da comunicação, por isso, esta disciplina tão estudada e discutida pelo homem deve ser eficiente. É necessário criar alternativas para que uma pessoa entenda a outra sem ruídos na comunicação e sem dificuldades no processo de comunicar.

O ícone (tão utilizado em placas de sinalização) pode ser compreendido pelo deficiente auditivo, mas, pode não ser eficaz para o deficiente mental, assim como, também pode não ser interpretado pelo idoso ou pela criança, portanto, uma mensagem deve ser construída nas mais variadas formas para que seja percebida por todos. Isso é socialização.

Além de criar alternativas na emissão de uma mensagem, é importante aprender de que maneira a comunicação deve ser feita para que a pessoa com deficiência seja compreendida pelo receptor. Por esse motivo os movimentos de inclusão são tão importantes.

No meio digital, lugar onde a comunicação acontece freneticamente, e deve estar disponível para todos, softwares e pesquisas auxiliam cada vez mais o desenvolvimento da acessibilidade digital. Assim, a comunicação que deve ser utilizada para tornar acessível e sociável o que está fora do virtual, possibilita a presença da acessibilidade e da socialização dentro do virtual também.

 

Por: Anita ZimmermannCaroline Nascimento

Imagem: Novo símbolo acessibilidade, desenvolvido em 2015.

Comente

ENVIAR MENSAGEM
Estamos on-line!
Zipro - Mensagem
Olá, como podemos te ajudar?