Somos mais de 4 bilhões. Se está lendo este artigo, você também faz parte dos 53% da população mundial que tem acesso à internet, segundo o último levantamento do Hootsuite com o We Are Social. Quando mais da metade das pessoas ao redor do mundo está conectada, é impossível negar a importância das relações que são estabelecidas no ambiente virtual. E não são só as pessoas que estão preocupadas com estes relacionamentos online, as marcas ficam cada vez mais atentas ao que acontece na internet ou a partir dela.
O termo marketing digital se popularizou no início dos anos 2000, devido ao aumento no número de usuários da rede, e engloba um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas. As estratégias digitais ganharam tanta importância porque, ao contrário de outras modalidades, são populares e acessíveis, atingindo tanto grandes negócios quando pequenas empresas.
Diferente do marketing tradicional, a versão digital permite o uso vários canais online que possibilitam a análise dos resultados em tempo real. Imagine o processo de compra antes da internet, para saber mais sobre um produto o cliente precisava ir até um vendedor que passava as informações de acordo com os seus interesses (no caso, vender). Agora, pense em como você consome atualmente. Onde começa sua pesquisa? No Google, por exemplo. Onde estão as pessoas que te influenciam a comprar um produto ou um serviço? Seria nas mídias sociais, quem sabe? Quem são estas pessoas? Blogueiros, influenciadores digitais, artistas, familiares e amigos… Todos estão conectados.
Vantagens do Marketing Digital
As ações digitais permitem análise dos resultados em tempo real, o que representa uma economia gigantesca de tempo e dinheiro. Antes era difícil dizer se uma ação de marketing realmente havia motivado uma compra, hoje é bem mais fácil dizer se uma estratégia é eficiente ou não. A obtenção dos dados e a análise é fundamental para que haja a melhoria contínua do planejamento estratégico.
Os dados coletados pelas equipes e/ou profissionais da área devem levar em consideração uma série de fatores como interesse, dados demográficos e geográficos, comportamento de consumo, entre outros. Com estas informações é possível segmentar as ações de Marketing Digital e encontrar as pessoas certas para cada produto ou serviço. Resumindo, você deixa de gastar dinheiro mostrando seu anúncio, por exemplo, para um grande número de pessoas – já que você não sabe se elas estão interessadas na sua marca – e passa a investir mais no público-alvo – no caso, aquelas que você tem sabe que tem mais chances de realizar uma conversão.
Assim como a internet gera uma infinidade de oportunidades, o Marketing Digital também não pode ser resumido a poucas possibilidades. Pelo contrário, são diversas as estratégias utilizadas por empresas de pequeno, médio e grande porte. Vamos citar algumas:
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Mídias Sociais
- SEO
- Marketing de Busca – SEM
- Otimização de Conversão – CRO
- E-mail Marketing
- Publicidade Online
Vale lembrar que, seja qual fora estratégia utilizada, é essencial criar um plano de marketing digital para nortear as ações, confira os primeiros passos:
1- Estabeleça uma persona: gaste seu tempo pensando muito bem em quem é o seu provável cliente. É pra ele que você quer vender, então, precisa entender tudo sobre ele. Como a sua persona pensa, onde ela vive, quem a influencia, quais são suas dores e desejos. Quanto mais detalhada, mais eficiente será a sua segmentação.
2 – Defina seus objetivos: onde sua empresa quer chegar? Esta deve ser pergunta que vai basear o primeiro passo. A partir dela, crie metas de curto, médio e longo prazo. Desta forma, será mais fácil alcançar os resultados esperados. É importante que os objetivos sejam mensuráveis, senão fica inviável fazer as análises necessárias.
3- Escolha os indicadores de performance (KPI): é importante estabelecer quais serão os dados que devem ser mensurados e servirão de base para as análises. Por exemplo, se um dos objetivos da sua marca é vender mais pelo site, então um dos seus indicadores será o número de visitantes, pois uma das suas metas será aumentar o tráfego.
Agora que você já sabe como começar a planejar as ações de Marketing Digital, que tal conhecer o trabalho da Zimmermann PRO? Somos especialistas em planejar, criar e desenvolver projetos de marketing online. Fale com a gente!