Em 2018, o comércio eletrônico brasileiro faturou mais de R$50 bilhões de reais e alcançou um crescimento de 16% no 1o semestre de 2019. O crescimento não é percebido apenas no mercado on-line: em lojas de artesanato, mesmo com mercado inseguro, como vendas voltaram a crescer. O Faturamento da indústria vem crescendo desde novembro de 2016, e podemos ver os centros comerciais mais locais, além do tráfego dos mercados afetados.
Durante uma experiência de compra, seja ela online ou offline, o cliente está mais atento às alterações e ofertas do mercado. Com o celular na mão dentro de uma loja física, ou com uma segunda tela durante uma experiência on-line, é possível verificar outros preços, aplicações, tendências. E, com esta realidade e reaquecimento do mercado, o empreendedor não pode perder a oportunidade de apresentar-se no mercado.
Muitos empreendedores não focam em projetos de marketing digital por acharem – erroneamente – que o investimento é sempre alto. Outra grande parte investida, mas isso não é profissional e não alcança resultados. Para isso, vamos direto ao ponto:
- O marketing digital não depende de altos investimentos;
- O marketing digital envolve iniciativas estratégicas;
- O marketing digital oferece os melhores retornos de investimento;
- O marketing digital oferece como melhores opções de monitoramento de ações, público e investimento.
São claras como oportunidades das iniciativas digitais. Utilizando iniciativas como marketing de entrada, marketing de conteúdo, links patrocinados, remarketing, otimização de mecanismo de busca (SEO), mídias sociais e outras, o empreendedor pode fazer muito pouco. Hoje em dia, a partir do apoio de um profissional qualificado, o empreendedor pode contratar ou aprender a desenvolver essas iniciativas.
Com planejamento e força de vontade, os profissionais podem executar um breve plano com as mãos:
- Faça um breve diagnóstico: pesquise o mercado e seu público. Planeje os caminhos que você trilhará para atingir seus objetivos.
- Crie um plano de conteúdo: planeje conteúdos atrativos e agregue valor ao seu público.
- Disponibilize seu conteúdo para o público certo: as plataformas digitais usam opções cada vez mais avançadas de segmentação. Ofereça o seu conteúdo nos formatos de textos, imagens, vídeos, áudios, gifs.
- Capriche nas interações: uma criação de relacionamento é fundamental. Uma interação com o público é de extrema importância na criação e manutenção de relacionamentos, para quem é o público interno de fãs da empresa.
- Invista em monitoramento: o investimento, em forma de andamento ou financeiro, é fundamental para as iniciativas revisadas, e para quais sejam as realizações correspondentes à campanha para atingir seu potencial máximo.
E você, empreendedor? Ainda não traçou suas estratégias digitais? Coloque a mão na massa ainda hoje!