O marketing digital oferece diversas opções para atrair leads e clientes através da internet, e uma das grandes estratégias é desenvolver um bom planejamento de marketing de conteúdo. Ele pode ser executado de diversas maneiras, por diferentes tipos de segmentos empresariais, por profissionais de marketing ou até mesmo pela própria empresa.
Compreendendo o marketing de conteúdo
Executar um bom plano de marketing de conteúdo significa proporcionar algo que seja útil a seu público. Esse conteúdo pode ser disseminado das mais variadas formas: áudio, vídeo, texto, imagem. Para chegar aos resultados almejados, muitas empresas apenas postam diferentes conteúdos na internet, sem saber com clareza aonde querem chegar. Então…
Qual é o seu objetivo?
- Aumentar as vendas? Produza um conteúdo que seja capaz de atrair novos clientes.
- Fidelizar clientes? Produza um conteúdo capaz de manter um bom relacionamento.
- Destacar-se da concorrência? Seja especialista em temas importantes do setor em que atua, e produza informações relevantes sobre esses tópicos.
Diagnóstico Digital
É importante salientar que os objetivos serão atingidos apenas se a sua empresa tem o conhecimento necessário, seja sobre o público, a concorrência, o mercado, entre outros. Logo, antes de tudo é preciso estudar e obter a maior quantidade possível de informações antes de começar com a estratégia de marketing de conteúdo, na forma de um diagnóstico estratégico digital.
Relevância e Contexto
As palavras-chave do marketing de conteúdo são relevância e contexto. O seu público está sempre em busca de algo, em diferentes estágios de compra, e você pode ser a empresa a resolver os seus problemas, através da relevância, agregando valor ao que ele procura. E não se esqueça: contexto é fundamental para atrair ainda mais a atenção!
Planeje
Como você irá atingir os seus objetivos através do marketing de conteúdo? Saiba onde o seu público está, e planeje quais as plataformas e ferramentas você utilizará para disseminar esse material. Crie também um cronograma para se organizar e não deixar passar nada.
Para disseminar o seu conteúdo você pode utilizar o seu próprio site, blog, e-mail, redes sociais e diferentes plataformas multimídias para publicar vídeos e áudios. Lembre-se que cada tipo de conteúdo e mídia alcançará determinado resultado e funciona melhor para determinado público. De nada adianta publicar textos longos, se o seu público prefere vídeos e imagens.
Execute
Depois de ter planejado os pontos principais de sua estratégia de marketing de conteúdo, vá para a execução: coloque em prática tudo aquilo o que foi planejado. Comece com a página no Facebook, o blog ou a produção de vídeos. E, sobretudo, tenha paciência. Os resultados podem não chegar a curto prazo.
Criar uma fan page no Facebook e publicar posts todos os dias não significa obter em poucas horas muitas conversões se as publicações:
- Não forem atrativas para o público.
- Forem publicadas em dias ou horários não adequados para o seu público.
- Não agregarem valor ao público (mesmo que esse valor seja de entretenimento).
- Não estimularem a interatividade.
Capriche na Interação
Apenas publicar demasiadamente não gera resultados; é preciso interagir com o público. Responda o que ele solicita através dos comentários que faz, por exemplo. É preciso que não haja só a publicação, mas sim, uma conversa. O marketing de conteúdo é uma estratégia de mão dupla. Você oferece conteúdo a seu público, e ele oferece a você informações necessárias para fortalecer sua marca.
Monitore
Observe se o conteúdo que está produzindo está de fato alcançando os resultados esperados, e caso contrário volte ao início deste texto e planeje novas estratégias. Para isso veja as métricas dos seus pontos de contato com o seu público: site, rede social, blog, etc.
É importante que você também observe a concorrência para que possa criar cada vez mais conteúdo diferenciado, ganhando força no segmento em que atua.
A Zimmermann PRO oferece planejamento e execução de Marketing de Conteúdo. Entre em contato com a gente!