O seu Planejamento Estratégico de Marketing começou a rodar, parabéns! E agora, quais são os próximos passos?
Chegou a hora de monitorar toda as ações e implementar quaisquer alterações necessárias.
Como realizar o monitoramento? Confira a explicação detalhada do monitoramento da execução de um planejamento estratégico de marketing neste vídeo!
O planejamento estratégico de marketing é essencial para uma organização atingir seus objetivos. É importante saber aonde se quer chegar, o que deve ser feito para que isso aconteça.
As principais etapas de um planejamento estratégico de marketing são: Análise interna da empresa e das iniciativas de marketing e vendas
Análise externa da empresa e das iniciativas de marketing e vendas
Diagnóstico
Definição de objetivos, estratégias e plano de ação
Monitoramento e revisão
A proposta é saber de onde você está partindo, quais são suas forças e fraquezas, conhecer muito bem o público-alvo, o mercado, a concorrência, para que os objetivos sejam definidos. E é claro, o marketing é muito conectado a vendas, então é importante que sejam verificados quais são os objetivos de vendas e definido como o marketing pode ajudar a alcançá-los.
Depois disso, são traçadas as estratégias, que irão utilizar diversas ferramentas e iniciativas ON e OFF, para que os objetivos sejam atingidos.
As principais barreiras para que o planejamento seja realizado são: Cultura organizacional
Preconceito
Histórico de planejamentos longos ou não executados
Miopia das organizações ou dos tomadores de decisão
Análise de Demanda
https://youtu.be/_oaBnuEmQ6c
Definição da Oferta
https://youtu.be/-FpphFc0glE
Definição do Público-Alvo
https://youtu.be/mmns01pVnuE
Análise da Concorrência
https://youtu.be/LhFRh74ixrU
Diagnóstico
https://youtu.be/tohGUqL0Gow
Definição dos Objetivos
https://youtu.be/xLXdcu85VwQ
Definição das Estratégias e do Plano de Ação
https://youtu.be/PmFcyelZGYM
Orçamento
https://youtu.be/ZDkLNf9NrPQ
Monitoramento
https://youtu.be/h3IWIsPzBms
Quer saber mais informações ou entrar em contato com Sara Zimmermann ou a equipe da Zimmermann PRO? Envie email para contato@zipro.com.br