Na última 3a feira (11/10/2016), tive a oportunidade de participar de um grande evento: o Online Meetup da SEMrush, com o tema “Segredos de Conteúdo que Converte“. O webinar durou 2 horas e 30 minutos, tinha mais de 500 inscritos, além dos demais excelentes palestrantes: Denis Andrade (Mateada), Pierre Veyrat (We Do Logos) e Vitor Peçanha (Rock Content). Saiia mais sobre o evento:
Fui a primeira a apresentar, com a palestra “Conteúdo para atrair e converter leads”. Falei sobre boas práticas e dicas para desenvolver conteúdos em geral, focando depois nas iniciativas específicas de atração e conversão de desconhecidos e visitantes em leads, no topo do funil do marketing de conteúdo. Na apresentação, abordei contexto, relevância, estudo do público-alvo e desenvolvimento de personas, além da necessidade da definição de quais conversões são estabelecidas para cada projeto.
Denis Andrade (Mateada) apresentou logo depois a sua palestra “Como saber se as pessoas estão gostando do seu conteúdo”. De forma bem clara, Denis nos mostrou o passo a passo para descobrir como o seu público reage ao seu conteúdo, qual é a qualidade dele, e quais são os resultados esperados. Além disso, deixou ótimas dicas: desenvolver conteúdos de qualidade, como monitorar o comportamento dos leads no seu site, como melhorar o posicionamento dos conteúdos com pouca visualização, entre outros.
Pierre Veyrat (We Do Logos) entrou logo em seguida dando super dicas de palavras-chave e SEO, com a palestra “A palavra-chave: a pedra na base de toda estratégia”. Ele mostrou toda a sua expertise em SEO, apresentando detalhadamente as melhores práticas da atividade, além de diversas dicas estratégicas da própria empresa. Pierre também falou sobre ferramentas de otimização, o que atrai grande interesse do público, gerando algumas perguntas depois das palestras.
Finalmente, Vitor Peçanha (Rock Content), apresentou sua palestra “Os princípios e implementação de Vendarketing (alinhamento Vendas + Marketing), apresentando cases de Marketing de Conteúdo, e como unificar os departamentos de Marketing e Vendas: trabalhando com definições básicas alinhadas, métricas em grupo, e utilizando-se processos e ferramentas de comunicação. Segundo ele, o marketing não serve mais apenas para “criar coisas bonitas”, e sim para atuar na estratégia de vendas, atraindo clientes de forma eficaz.
Depois das palestras, algumas perguntas foram feitas, para todos palestrantes, e comentários sobre marketing de conteúdo e SEO foram os mais requisitados.
Para encerrar o webinar, os palestrantes apresentaram suas percepções sobre 3 sites escolhidos previamente, sugeridos pelo público na inscrição: um e-commerce de eletrônicos, um e-commerce de produtos saudáveis, e um site que oferece viagens corporativas.
Mais uma vez, a SEMrush arrasou levando conteúdo relevante ao público!
Confira a gravação do webinar aqui.
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