De nada adianta implementar uma nova estratégia na empresa se ela não for pensada para ser eficiente. Por isso, se você deseja aderir ao marketing digital no seu negócio, ou, se já utiliza de seus recursos, mas, espera melhores resultados, veja só essas dicas que separamos para você:
- Trace objetivos: antes de qualquer coisa é preciso que você liste em ordem de importância quais são os seus objetivos de implementar o marketing digital.
- Para cada objetivo uma opção: a palavra é estratégia. Tente imaginar quais são os possíveis caminhos que você terá que percorrer para alcançar seus objetivos.
- Entenda quem é o seu público: determinar o público-alvo é uma ação importante para qualquer estratégia de marketing, e no marketing digital mais ainda, já que esse último tem o intuito de conversar e interagir diretamente com o público, por isso, é importante que você saiba qual linguagem utilizar.
- Ofereça conteúdo: as pessoas estão na internet em busca de algo. Surpreenda seu público e ofereça a ele conteúdo. Seja em blogs no site, ou redes sociais dê ao seu público mais um motivo para acessar seu site e rede social. Agregue valor.
- Site: ter um site é fundamental para que o seu cliente, ou futuro cliente o encontre – e o google também! É o site que causa também aquela boa primeira impressão, então, muito cuidado, tenha um site responsivo e com uma ótima experiência do usuário.
- Redes sociais: muitos empreendedores se empolgam quando passam a utilizar o marketing digital e começam a criar páginas em várias redes sociais, mas, isso pode não ser tão eficiente. Primeiro porque é preciso saber em qual rede social o público-alvo de fato está. Segundo que quanto mais redes sociais, maior terá que ser a equipe para publicar conteúdo e fazer monitoramento. É muito mais eficiente trabalhar com poucas redes sociais, e estar sempre presente nelas, do que, estar em todas e não conseguir administrar o conteúdo em nenhuma.
- Interaja: uma boa estratégia de marketing digital vai muito além de criar um site e páginas em redes sociais, é preciso interagir com o público. Responda comentários, tire dúvidas, esteja o mais presente possível.
- Monitore: analise todas as suas iniciativas, e a interação do público. Fique de olho nos concorrentes e benchmarks. Realizando o monitoramento você encontrará novas oportunidades para realizar suas estratégias de marketing digital com sucesso.
Apesar de simples, essas dicas fazem toda a diferença. Lembre-se sempre que as palavras-chave são objetivos e estratégias, com ambos determinados, os resultados podem ser alcançados da maneira que deseja.
Caroline Nascimento e Sara Zimmermann