Grandes corporações (e as pequenas sonham em fazer o mesmo) gastam fortunas em campanhas de Marketing, utilizando mídias digitais e analógicas, ações nos pontos de venda e, no entanto, muitas vezes esquecem de usar o Endomarketing como ferramenta estratégica.
Para algumas empresas Endomarketing é apenas o marketing interno, como se ele não precisasse de diretrizes e estratégicas, para não se transformar em um tremendo fiasco entre os colaboradores.
Endomarketing como ferramenta de produtividade e perfomance, deve ser entendido como um conjunto de ações internas de uma empresa dirigidas aos colaboradores, investidores, clientes e fornecedores.
Assim, nunca é demais lembrar que para atrair os melhores e mais qualificados profissionais do mercado e, mantê-los motivados é preciso saber cativar, ainda no processo de seleção, com propostas que encantem e façam sentido para os planos de desenvolvimento de cada um.
Com que camisa você vai trabalhar?
Em momentos importantes para as empresas, como lançamentos de produto, expansão de vendas e, até principalmente durante as crises, é comum os líderes pedirem para o time “vestir a camisa”.
E, será que o isso funciona? Será que o líder nunca se perguntou “Porque os colaboradores ainda não vestiram a camisa?”
No século passado, ter um “emprego seguro, que a pessoa começasse e fosse subindo na carreira”, era o sonho de todo trabalhador, não importando de qual profissão ou cargo fosse.
No final do século XX, as relações trabalhistas começaram a mudar e, com elas, as necessidades e exigências dos colaboradores também mudaram.
O fim da era dos agrados simbólicos
O que antes era um sentimento de honra trabalhar na empresa Y ou Z, ganhar uma linda placa gravada aos 25 anos de trabalho e uma linda caneta tinteiro quando ocorresse a aposentadoria, mudou drasticamente.
Os novos candidatos a uma vaga e, também, os colaboradores da empresa X, querem muito mais para entrar e ficar na empresa. Eles querem fazer parte de um processo que garanta um produto que atenda às necessidades de clientes, como eles mesmos.
Assim, mais do que o primeiro vendedor, o colaborador da empresa é o seu consumidor mais exigente. É ele quem vai indicar os produtos e também a empresa para seus amigos, familiares e network.
Endomarketing e os resultados tangíveis
Por essas e outras razões, o Endomarketing deve ser trabalhado por uma equipe multidisciplinar, que reúna RH, Marketing e diretoria.
Atuando em conjunto, esses três pilares devem buscar a conexão com os colaboradores da empresa, atuando no dia a dia, para que alcancem os resultados esperados pela companhia: motivação, redução do turnover, fortalecimento do employer branding, cumprimento das metas e, acredite, aumento das vendas de produtos ou serviços da empresa.
O leitor já deve ter percebido que o Endomarketing como ferramenta de produtividade pode ser medido e quantificado de diferentes formas, seja por meio da Pesquisa de Satisfação , menor rotatividade de colaboradores, maior retenção de talentos e, até das vendas, dependendo da ação proposta pela empresa.
Implementando ações de Endomarketing
Os benefícios são muitos, isso é indiscutível, mas, para implementar o Endomarketing, a empresa deve ter os objetivos definidos e, pensar em ações que possibilitem alcançá-lo, sendo possível ajustar, conforme a necessidade e os acontecimentos.
Alguns passos são necessários para a implementação das ações, entre as principais estão:
- Realização de palestras e eventos motivacionais -São eventos importantes para auxiliar no crescimento pessoal e para o aumento da motivação dos colaboradores. A contratação de especialistas para as palestras resultará em maior desenvolvimento e educação, demonstrando a preocupação da empresa com o desenvolvimento dos colaboradores.
- Melhorar a comunicação interna – Para existir diálogo, este precisa ser de mão dupla. O jornal interno é uma poderosa ferramenta estratégica, que aproxima os colaboradores com a organização, fortalecendo a imagem, valorizando o dia a dia dos participantes, reduzindo os boatos e fake news e motivando a divulgação das boas práticas. Também podem ser usados e-mails de notícias internas (e-news), quadro de aviso, telefone via direta – onde o colaborador pode fazer reclamações, queixas e sugestões.
- Envolvimento social – Trabalho voluntário em associações beneficentes é uma forma de integrar colaboradores de todos os níveis. Esta ação possibilita que os colaboradores sintam sua importância não apenas no ambiente de trabalho, mas, a gratificante sensação de fazer a diferença na vida de outras pessoas.
Muitas outras ações podem ser implementadas e estas vão depender da cultura da empresa, da criatividade do grupo responsável e do feedback dos colaboradores. Não existe fórmula de sucesso pronta, cada empresa vai desenvolver a sua receita.
Por isso, não vale a pena improvisar ou querer aplicar aquela que “deu super certo” em outra empresa. Na dúvida, é melhor pesquisar e contratar um especialista em Endomarketing: os colaboradores agradecem e retribuem!