Produzir eventos é um caminho seguro e assertivo para melhorar o reconhecimento de marca, gerar valor, consolidar um posicionamento, atrair e fidelizar um público ao redor de uma empresa, produto ou serviço. O marketing digital desponta como um poderoso aliado na hora de divulgar este tipo de ação, com estratégias abrangentes, rápidas e direcionadas, com um investimento bem abaixo daqueles obtidos com o marketing tradicional.
Marketing Digital e eventos: uma “dobradinha” vitoriosa
O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, tudo o que você precisa para se blindar dos efeitos da crise e escalar, mesmo em tempos instáveis.
Para alcançar bons resultados na produção de eventos e garantir uma divulgação campeã de alcance e impacto, fique de olho em algumas etapas básicas, dentro das ferramentas de marketing digital:
Conteúdo que encanta e gera necessidade – a mensagem a ser comunicada
O marketing de conteúdo tem o poder de engajar o público-alvo e gerar uma rede de pessoas interessadas no produto, filosofia ou atributos oferecidos. Uma estratégia para geração de vendas que consiste em encantar o cliente com assuntos interessantes, capazes de atrair a atenção para a marca e despertar o desejo de compra. Crie conteúdos relevantes sobre o evento, os temas em debate, os palestrantes, a programação e suas particularidades. Lembre-se que, para persuadir uma audiência é preciso adotar uma postura empática, conectando-se com as necessidades da mesma e observando suas dores e anseios.
Pesquisa aplicada à comunicação estratégica e definição de público alvo
A internet é dotada de infinitas possibilidades de avaliar o perfil do usuário do seu produto ou serviço. Através dos meios digitais é possível mapear as preferências do seu cliente e da fatia de mercado a qual ele está inserido. Um meio rápido, de baixíssimo custo e eficaz para ter novas ideias, criar estratégias inovadoras, manter o relacionamento com a sua audiência e otimizar o processo, uma vez que a variável “tempo” é um dos pilares do sucesso de um empreendimento. Entenda quem é o público desejado para o seu evento e crie ações personalizadas.
Definição de canais e projeção de alcance
A escolha dos canais está atrelada ao perfil do evento, do público alvo e do tempo disponível para a divulgação. Sites e blogs são altamente recomendáveis, uma vez que funcionam como “guia” do usuário, tirando dúvidas, esclarecendo detalhes sobre a programação e gerando conteúdo de relevância. As redes sociais auxiliam na missão de criar aproximação, interação e relacionamento com o público do seu evento em tempo real. O Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn são as redes preferidas dos brasileiros e contemplam uma gama infinita de possibilidades estratégicas em textos, imagens, links patrocinados, segmentação de audiência e ações instantâneas de baixo custo.
E-mail marketing e landing pages para atrair uma base de dados
O mercado oferece boas ferramentas de disparo de e-mail marketing gratuitas ou com custo bem reduzido. Crie expectativas, informe, divulgue e utilize seu mailing nesta ação pautada em segmentação e qualificação de dados. Outra forma de gerar cadastros e ampliar a captação de e-mails, telefones e informações relevantes é a criação de landing pages, páginas temporárias, que fortalecem a divulgação do evento, além de criar relacionamento com o público alvo, através de uma troca de benefícios.
Monitorar resultados
Após um bom plano de ações executado, surge a necessidade de avaliar se a estratégia funcionou na prática. É possível monitorar ações e mensurar resultados de uma maneira muito mais rápida e panorâmica, com o marketing digital. E quando o retorno fica aquém do desejado, é preciso rever as etapas anteriores com um olhar assertivo.