Marketing Digital para Empreendedores

Dicas de Marketing digital para empreendedores
Marketing digital para empreendedores

 

Em 2016, o comércio eletrônico brasileiro faturou 44,4 bilhões de reais, e deverá alcançar crescimento de 12% em 2017. O crescimento não é percebido apenas no mercado online: em lojas físicas, mesmo com o mercado inseguro, as vendas voltaram a crescer. O Faturamento da indústria vem crescendo desde novembro de 2016 (FIESP), e podemos ver os centros comerciais mais cheios, além do tráfego dos market places aumentando.

Durante a experiência de compra, seja ela online ou offline, o cliente está mais atento às variações e ofertas do mercado. Com o celular na mão dentro de uma loja física, ou com uma segunda tela durante a experiência online, é possível verificar outros preços, comportamentos, tendências. E, com esta realidade e reaquecimento do mercado, o empreendedor não pode perder a oportunidade de apresentar-se ao mercado.

Muitos empreendedores não focam em projetos de marketing digital por acharem – erroneamente – que o investimento é sempre alto. Outra grande parte investe, mas faz isso de forma não profissional e não alcança resultados. Para isso, vamos direto ao ponto:

  • O marketing digital não depende de altos investimento;
  • O marketing digital envolve iniciativas estratégias;
  • O marketing digital oferece os melhores retornos de investimento;
  • O marketing digital oferece as melhores opções de monitoramento de ações, público e investimento.

São claras as oportunidades das iniciativas digitais. Utilizando iniciativas como inbound marketing, marketing de conteúdo, links patrocinados, remarketing, search engine optimization (SEO), mídias sociais e outras, o empreendedor pode fazer muito com pouco. Hoje em dia, a partir do apoio de um profissional qualificado, o empreendedor pode contratar ou aprender a desenvolver estas iniciativas.

Com planejamento e força de vontade, os profissionais podem executar um breve plano com as próprias mãos:

  1. Faça um breve diagnóstico: pesquise o mercado e o seu público. Planeje os caminhos que você irá trilhar para atingir seus objetivos.
  2. Crie um plano de conteúdo: planeje conteúdos atrativos e que agreguem valor ao seu público.
  3. Disponibilize seu conteúdo para o público certo: as plataformas digitais oferecem opções cada vez mais avançadas de segmentação. Oferte o seu conteúdo nos formatos de textos, imagens, vídeos, áudios, gifs.
  4. Capriche nas interações: a criação de relacionamento é fundamental. A interação com o público é de extrema importância na criação e manutenção do relacionamento, para que o os internautas virem fãs da empresa.
  5. Invista em monitoramento: o investimento, em forma de tempo ou financeiro, é fundamental para as iniciativas sejam revisadas, e para que sejam realizações correções para que a campanha alcance seu potencial máximo.

 

E você, empreendedor? Ainda não traçou suas estratégias digitais? Coloque a mão na massa ainda hoje!

 

 

 

 

 

 

 

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