6 iniciativas básicas de SEO para o marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo continua a atrair empresas e profissionais de marketing, e merecidamente. Afinal, esta prática dentro do marketing digital traz cada vez mais resultados. O marketing de conteúdo envolve o desenvolvimento de conteúdo otimizado, de acordo com as melhores práticas de SEO, guiadas pelos buscadores.

 

Hoje, aparecer na primeira ou nas primeiras páginas dos buscadores de forma orgânica é o final de uma batalha para os profissionais de marketing digital: envolve muito esforço de SEO e marketing de conteúdo.

E, se o marketing de conteúdo cria conteúdo otimizado, ele não é o mesmo que texto jornalístico, redação publicitária, ou conteúdo informativo. Se ele for escrito de forma profunda e criativa, mas ninguém conseguir encontrá-lo, o seu conteúdo não trará retorno para o seu negócio.

O conteúdo deve seguir recomendações de SEO, e listamos as principais para você:

 

1) Capriche no título

O seu título é um mecanismo básico de otimização. Além disso, 80% das pessoas decidem ler o conteúdo a partir do título. O título deve ter no máximo 60 caracteres, apresentar a principal palavra-chave do conteúdo, além de explicar de forma resumida o que o leitor irá encontrar no conteúdo.

 

2) Dê atenção às meta descriptions

As meta descriptions são fundamentais para ajudar os buscadores a encontrarem seu conteúdo. Elas possuem algumas características básicas:

  • Apresentam conteúdo único
  • Possuem cerca de 150 caracteres
  • Incluem a principal palavra-chave
  • Possuem um CTA (call to action)

Lembre-se: as meta descriptions são chaves para induzir o potencial lead a clicar no seu link!

 

3) Planeje a estrutura

A estrutura do seu conteúdo é um diferencial. Textos claros, consistentes e com visualização atrativa chamam a atenção de leitores. Seu blog também agradece quando você otimiza o conteúdo utilizando sub-tópicos divididos em headings (H1, H2, H3…).

 

4) Defina as palavras-chave

Para que o seu conteúdo seja encontrado, é essencial trabalhar com palavras-chave. Um texto otimizado repete sim as palavras-chave, e suas variações. Mas, tome cuidado: exageros incomodam o leitor, e não são bem vistos pelos buscadores.

Nas regras atuais, é importante utilizar as palavras-chave de forma estratégica, sempre dentro do contexto do conteúdo.

 

5) Link building

Sim, os buscadores aprovam e gostam de link building, quando o trabalho é bem feito e faz sentido para o público. É interessante criar:

  • Links internos, para as demais ofertas e conteúdos do seu site
  • Links externos, para sites de relevância – e é claro, para apresentar as fontes do seu conteúdo

Os backlinks também são importantes: verifique quais sites apresentam links para o seu, e se eles estão agindo de acordo com as melhores práticas do Google. E estimule o compartilhamento do seu conteúdo em sites de alta relevância.

 

6) Otimize imagens e vídeos

Incluir imagens e vídeos no seu post (quase) sempre são uma ótima ideia. Eles aumentam a interação com o leitor, que na maioria das vezes gosta da oferta visual.

O que muitos esquecem é que as imagens, vídeos e demais inserções também devem ser otimizadas: os arquivos devem apresentar as palavras-chave e descrição básica no seu título e descrição.

 

Afinal, marketing de conteúdo sem SEO… não é marketing de conteúdo.

 

 

 

 

 

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