Passo a passo para levar o seu negócio para o próximo nível com o Marketing de Influenciadores

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Mais cedo ou mais tarde, todo dono de negócio precisa de apoio, conselho profissional de um especialista ou de um conhecido com conexões importantes, ou até de ajuda para aumentar a visibilidade da marca e do produto. É impossível fazer tudo sozinho!

Felizmente, existem pessoas na sua área que já têm um grande público e autoridade suficiente para influenciar suas opiniões.  E você, para alcançar seus consumidores finais, pode trabalhar com esses indivíduos. Isso é conhecido como “marketing de influenciadores”, e está ficando cada vez mais eficaz.  

Seria um erro pensar que o marketing de influenciadores consiste apenas em entrar em contato por e-mail ou redes sociais e pedir ajuda. As relações mais fortes são construídas através de um passo a passo, desde a primeira conversa até a colaboração extensiva. Encontrar influenciadores corretos, aparecer nos seus radares, aproximar-se deles e nutrir essa colaboração exige tempo, esforço e paciência.

De acordo com a Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais na publicidade boca-a-boca (mesmo que eles não conheçam o influenciador pessoalmente) e nas recomendações dos amigos e familiares do que em qualquer outro tipo de publicidade.

Preparamos um passo a passo para criar relacionamentos fortes e mutualmente benéficos com os influenciadores da sua área. Aproveite!

Passo 1: Encontre os Influenciadores Certos

Para começar, é preciso encontrar os principais influenciadores da sua área. Descubra quem seu público segue nas esferas online e offline (e quem vai ter mais chance de engajá-lo).  O maior desafio consiste no paradoxo em que as pessoas que você considera influenciadores podem não ter o mesmo efeito para o seu público.

Felizmente, existem várias ferramentas que ajudam você a identificar os influenciadores com dados numéricos, e não apenas na adivinhação. Você consegue rapidamente identificar pessoas que se especializam numa área especifica, encontrar seus perfis nas redes sociais e obter dados estatísticos detalhados sobre o desempenho do conteúdo deles.

Por exemplo, a BuzzSumo permite encontrar os conteúdos mais populares sobre qualquer tema e obter informações sobre os autores em questão, além dos seus compartilhamentos sociais. Você até consegue ver a lista de pessoas que compartilharam o conteúdo!

Klear também é muito eficaz para encontrar influenciadores no Instagram, YouTube, Twitter e blogs, e você pode pesquisá-los por localização, ou por seus conhecimentos e áreas de interesse.

Passo 2: Apareça nos Radares dos Influenciadores

A chave para construir relacionamentos com influenciadores é simples: se possível, deixe que eles notem você, antes de você pedir um favor para eles.

Algumas pessoas acreditam, erroneamente, que você pode simplesmente chegar e pedir para que os influenciadores cumpram seus desejos e resolvam suas dificuldades. Isso está completamente errado!

A maioria dos influenciadores recebem centenas de pedidos e solicitações diariamente (se esse número não for maior). E mesmo que eles quisessem dizer “sim” a todos, não teriam tempo suficiente para cumprir todo o prometido.

Por isso, muitos influenciadores criam um procedimento de seleção de pedidos recebidos que podem ser resumidos da seguinte forma: eles só trabalham com aqueles que conhecem e com quem se importam.

Isso quer dizer que o seu primeiro objetivo é o de ser notado pelo influenciador, e em seguida, tornar-se alguém importante aos seus olhos. Por exemplo, se um influenciador descobrir que você é fã dele de longa data, provavelmente irá oferecer mais chances para que você possa convencê-lo a colaborar no seu projeto.

O jeito mais fácil de entrar nos radares dos influenciadores é através das redes sociais. Siga-os no Facebook, Instagram e LinkedIn (pelo menos!). Descubra em quais redes sociais eles são mais ativos, e vá atrás deles.

Compartilhe os posts e atualizações das mídias sociais deles, adicione comentários e inicie discussões produtivas. Apenas um repost não será suficiente – ele se perderá imediatamente no rio de outros compartilhamentos. Faça isso com regularidade e consistência, mas não exagere. Essa estratégia pode parecer bem simples, mas para a maioria das pessoas qualquer excesso pode não parecer normal (você até pode ser considerado um copycat ou spammer).  A sugestão é compartilhar somente os posts relevantes ao seu negócio.

O próximo passo é de comentar o conteúdo deles. Portanto, para ganhar visibilidade, seus comentários devem destacar-se. Nada de comentários generalizados (“Ótimo post!” ou “Concordo plenamente”) – você quer acrescentar suas ideias, fazer perguntas ou dar exemplos.  

Como fazer comentários que se destacam?

  • Não repita o que já foi dito por outros comentaristas
  • Ofereça informações adicionais, ou exemplos interessantes.
  • Inicie discussões e faça perguntas – um diálogo é um jeito certeiro de aparecer nos radares de influenciadores.
  • Não tenha medo de discordar do autor – se você tiver um ponto de vista diferente, um debate sobre o assunto pode ser memorável.

Um comentário inteligente vai chamar a atenção deles. E assim que eles fizerem conexão com a sua atividade nas redes sociais deles, você terá uma boa abertura para fazer um contato e começar a construir a relação.

Passo 3: Prepare o Contato com o Influenciador

Agora que o influenciador já sabe quem você é, chegou a hora de fazer o primeiro contato. Portanto, não se precipite a mandar e-mails pedindo ajuda – para começar, crie um plano e liste tudo que você pode fazer para ouvir o tão esperado “sim”.

Comece decidindo quais resultados você gostaria de obter da sua colaboração. Um simples “vamos fazer algum projeto juntos” não serve – entrando em contato, você deve ter uma visão nítida do seu plano de colaboração.

Qual é o seu objetivo? Você quer que eles compartilhem o seu conteúdo? Participem em um evento online que você irá organizar? Aceitem o convite para serem entrevistados para seu podcast ou um post?

DICA: Não se esqueça – você quer construir uma relação duradora. Nesse caso é melhor fazer uma solicitação simples para começar. Não conte com mais do que alguns minutos do tempo do influenciador. Mais para frente, depois de estabelecerem uma conexão sólida, você terá oportunidades para discutir grandes projetos. Entretanto, para começar, foque em algo pequeno.

Defina o que você tem para oferecer em troca.

Para que haja sucesso, suas relações com influenciadores devem ser mutualmente benéficas, desde o começo. Em outras palavras, não foque apenas no que um influenciador pode te dar, mas pense também no que você pode oferecer em troca. Use a regra de reciprocidade.

Isso pode ser tão simples como incluir a opinião do influenciador num post que você está escrevendo, ou escrever um review detalhado do produto dele. O ideal seria gerar valor antes de fazer o primeiro contato (por exemplo, escrever e publicar o review antes), mas mencionar o que você pretende fazer para eles no futuro também vai funcionar. Você também pode oferecer trials exclusivos ou novas versões de seus produtos antes de lançá-los no mercado, ou dedicar um post no seu blog a eles.

Passo 4: Entre em Contato

Para muitos, entrar em contato com o influenciador pode parecer intimidante. E não é à toa! Se você errar no contato, é grande a possibilidade do influenciador lembrar de você de maneira negativa.

Por isso, preparamos alguns conselhos para te ajudar nesse passo:

Não use ferramentas de contato automático. Não nos entenda mal – não temos nada contra essas ferramentas. Entretanto, considerando a margem de erro (por exemplo, um erro de digitação no [name tag] pode resultar em envio de e-mail com nome errado), sugerimos que você entre em contato manualmente. Isso vale o esforço e tempo, especialmente se você estiver pensando em criar uma relação duradora.

Aposte em um Assunto chamativo. Influenciadores são pessoas ocupadas e simplesmente não têm tempo de ler cada um dos e-mails que recebem. Provavelmente eles vão uma olhada na caixa de e-mails e abrir somente as mensagens com temas que conseguiram chamar a atenção deles. Por isso, não use assuntos tipo “Olá!” ou “Posso tomar 1 minuto do seu tempo?”

Também não é uma boa ideia seguir o exemplo dos e-mails enviados por programas de envios automáticos (“Convite para participar do nosso programa”). Outra dica – tente evitar o uso de palavras como “grátis”, “de graça”, “promoção”. E-mails com esses palavras no assunto têm mais chances de serem bloqueados por filtros de spam.

Um assunto ideal diz ao leitor imediatamente sobre o que é o email, como por exemplo: “Adoraria incluir sua opinião no meu post” ou “Podemos contar com seu comentário, Marco?”

Crie um email fácil de ler. Nenhum influenciador merece viajar por um e-mail vago e comprido – isso é caminho certo para ser ignorado. Crie uma mensagem curta (e por “curta”, entenda “o quanto mais curta, melhor”, não mais que 100-120 palavras!) e muito clara.

Mencione as coisas que vocês têm em comum.  Isso pode ajudar você a quebrar o gelo e dar um toque pessoal ao seu e-mail. Faça uma pesquisa para encontrar conteúdos antigos do influenciador (ferramentas como Buzzsumo podem te ajudar nisso), para incluir alguma informação relevante no e-mail. E, é claro, chame o influenciador por nome, não comece seu email só com um “Olá!”. Lembre-se, você não queria construir uma relação duradora? Então você precisa pelo menos saber o nome da pessoa, não é?

Lisonjear um pouco não faz mal.  Vaidade é uma carta que podemos usar em nosso favor – afinal, todos gostamos de nos sentir queridos e admirados.  Entretanto, para que essa aposta dê certo é preciso ser sincero e falar de coração. Conte ao influenciador o que você mais gosta no trabalho ou produto dele. Pessoas de sucesso gostam de saber o quanto influenciaram mentes e vidas de outras pessoas.

Aposte na regra de reciprocidade. Mostre que você já fez algo por eles para que eles se sintam mais favoráveis para retribuir o favor.

Passo 5: Convide os Influenciadores para Colaborar

Um outro jeito de fortalecer a relação com o influenciador é convidá-lo a colaborar. É quase garantido que o influenciador vai compartilhar o conteúdo se ele foi envolvido na sua criação.

Entrevistas com especialistas, guest posts e webinars são oportunidades perfeitas para engajar influenciadores e criar conteúdo em conjunto. Claro, esse tipo de trabalho requer tempo e não só o seu, mas também o do influenciador. Por isso, se a relação ainda estiver no começo, não peça muito, comece com uma solicitação pequena. Por exemplo, não é preciso pedir a sua participação em uma grande entrevista logo no começo – qualquer conselho ou citação de influenciadores relevantes enriquece o seu conteúdo.

Você pode também usar uma abordagem modular e compilar partes de conteúdo contribuídas por vários influenciadores em um post ou artigo. Isso não pede tanto tempo dos influenciadores e torna a participação mais fácil.

Um bom exemplo disso é o Twitter Chat da SEMrush. Toda semana a SEMrush organiza um chat no Twitter com diferentes temas e convida especialistas dessa área para participar. Logo depois, as citações mais informativas e interessantes são compiladas para um post (por exemplo, Backlink Audit Basics).

Passo 6: Leve as Relações para o Próximo Nível

Depois de envolver o influenciador em projetos pequenos, chega a hora de levar o relacionamento para um próximo estágio. O jeito mais fácil de fazer isso é repetindo os passos acima. Continue nutrindo a relação até que você e o influenciador estejam prontos para novas cooperações.

Continue compartilhando o conteúdo do influenciador, comentando seus posts e mantendo-se no seu radar. Não se esqueça de agradecer se um influenciador aceitou seu convite, ou mencionou você em um post. Você pode mostrar sua gratidão em uma mensagem privada ou através de um post público. Essa última opção é ainda mais interessante, pois ela permite apresentar o influenciador aos seus seguidores, permitindo expandir a área de influência do especialista.

Mas o melhor jeito de mostrar a sua gratidão é deixar o influenciador ver que você quer retribuir. Pergunte se existe algo que você possa fazer. Isso é um bom passo para criação de uma relação sólida e duradora.

Por exemplo, vamos analisar o case da SEMrush, que é conhecida por seu foco nas relações produtivas com influenciadores.

O trabalho começa nas redes sociais, onde são encontrados posts mais compartilhados e comentados. A SEMrusg avalia a possibilidade de trabalho mútuo com os especialistas da área. Depois do período de conhecimento, onde são estudados os conteúdos e estilo de trabalho deles, os mesmos são comentados compartilhados, a equipe se prepara com ideias, e parte para o primeiro contato.

Sabemos bem que não podemos abrir todas as cartas no primeiro contato – a chave de sucesso é de começar com passos pequenos. Afinal, você está visando uma relação duradora, ou seja, terá todo o tempo para realizar todos seus planos incríveis de projetos em conjunto!

Comece sugerindo ideias para um post colaborativo, oferecendo colocar o link do site do influenciador no post. Avalie o conteúdo recebido e planeje o próximo passo – talvez esteja chegando a hora de trocar guest-posts. O guest post foi um sucesso? Que tal chamar o influenciador para ministrar um webinar daqui a um tempinho?

O conselho mais importante é sempre lembrar que as relações são como flores no jardim que precisam ser constantemente regadas e nutridas. Dessa forma, se você não abandonar a relação, nutrí-la e estimular a colaboração, receberá um bom retorno!

E você, já está investindo no marketing de influenciadores? Tem alguma ideia de colaboração com os especialistas da sua área de atuação? Compartilhe sua ideias nos comentários!

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