Instagram: vale a pena investir

Atualmente, cerca de 70 milhões de brasileiros fazem uso dos mais diferentes modelos e estilos de aparelhos celulares. O país é o sexto no mundo em número de smartphones. Graças ao avanço da telefonia móvel, alguns aplicativos passaram a parte da nossa rotina diária. O Instagram é um bom exemplo de app que está presente no nosso cotidiano.

O Instagram é uma das redes sociais mais famosas no mundo inteiro. Nós, brasileiros, nos rendemos a essa mania e, diariamente postamos momentos, “selfies”, e curtimos as imagens que mais agradam – os famosos likes, aquele coraçãozinho em cada post. E você, já fez o seu perfil na terceira Rede Social mais popular do planeta?

O Instagram é uma plataforma que permite a integração de outras redes sociais, tais como: Facebook, Twitter, Foursquare e Tumblr, o que cria a possibilidade de gerar uma campanha de comunicação integrada muito mais assertiva e atrativa.

O Instagram tem sido amplamente utilizado para empresas que vendem, principalmente produtos físicos, tais como roupas, acessórios, produtos de beleza, gastronomia e similares. Contudo, cada vez mais os prestadores de serviços encontram nessa rede social um meio de escoar suas mensagens, engajar seus clientes e contar histórias através de boas imagens.

Por ser um dos queridinhos da atualidade, o Instagram possui um forte apelo entre os seus usuários, com um viés de estreitar os laços com o público e fortalecer a empatia entre ambas as partes. Essa proximidade com a marca gera mais confiança por parte do consumidor que, em contrapartida se coloca muito mais propenso a adquirir os produtos e serviços ofertados.

 

Instagram e Pesquisa de Mercado

Um canal que nos conecta com pessoas dos mais diferentes estilos e gostos, revelando as preferências, as fragilidades, as convicções e ideologias dos instagramers. As empresas podem se valer dessas prerrogativas e adotarem estratégias localizadas para atrair a atenção desses usuários. Em outras palavras, é possível mapear o comportamento do seu consumidor a partir das suas postagens: descubra o que ele quer ver, em quais posts ele dá um like, quais os perfis seguidos pelos seus clientes e a lógica de consumo daquela pessoa.

Os insumos gerados a partir dos posts dos clientes nos perfis do Instagram devem ser considerados na hora de decidir o que postar para atraí-lo. Afinal, deixar de seguir uma conta é um reflexo imediato ao fato de não gostar de uma publicação, de não se sentir à vontade com a imagem publicada ou por sentir-se subestimado com a ação da empresa. Logo, tão importante quanto atrair seguidores é mantê-los cativos e fieis à sua marca.

O Instagram atua fortemente no emocional das pessoas. Vai ao encontro direto com as necessidades do consumidor final, seus sonhos, suas vontades e aspirações. Uma rede social que vai ao encontro da necessidade de encantar o cliente, despertando nele a vontade de adquirir aquele produto ou fazer parte do grupo de pessoas que usam determinada marca. Um verdadeiro celeiro para fãs e evangelizadores replicarem suas percepções sobre suas experiências com as empresas seguidas.

 

Curiosidades sobre os bastidores do Instagram

  • O Instagram foi criado por um brasileiro de 24 anos, chamado Mike Krieger e pelo americano Kevin Systrom, em outubro de 2010.
  • Antes de se chamar Instagram, o aplicativo era conhecido por “Burbn”.
  • O nome do Aplicativo é a junção de: Instant Camera  e Telegram.
  • O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, por cerca de 1 bilhão de dólares.
  • A palavra “Selfie” surgiu em 2013 e, graças ao seu sucesso absoluto, foi introduzida em dicionários ao redor do mundo.
  • Diariamente são publicadas 80 milhões de fotos no mundo.
  • São 3,5 milhões de curtidas diárias no aplicativo.

 

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